Texto base: Desenhar objetos em perspectiva é desenhá-los como eles aparecem em uma foto. Em geral, nas pinturas, podemos identificar as que foram e as que não foram feitas com o uso desse recurso, chamado perspectiva. Observe as fotos de quadros famosos apresentados a seguir:
Marque a opção que apresenta o nome do pintor que deixou de utilizar o recurso da perspectiva na confecção do seu quadro.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 2003. p. 42
Explique em que consistia o Governo Geral e quais eram as suas principais funções.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
Na fábula anterior, empregou-se a variante linguística conhecida como registro
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma abaixo. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos.
A partir dessas informações, responda:
Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Fotografia em preto e branco de músico da cultura lupa (norte de Angola) tocando uma kalimba ou lamelofone. INTERNATIONAL Library ofAfrican Music, Angola.
Disponível em: http://keywordsuggest.org. Acesso em: 18 ago. 2017.
TEXTO II
Manifestação carnavalesca registrada por Debret (1826): escravos vestidos como europeus, em cortejo musical, à época do Império. DEBRET, J.-B.
Disponível em: http://koyre.ehess.fr. Acesso em: 18 ago. 2017.
O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil. Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(FUVEST 2010 1ª FASE) Os números a1, a2, a3 formam uma progressão aritmética de razão r, de tal modo que a1 + 3, a2 - 3, a3 – 3 estejam em progressão geométrica. Dado ainda que a1> 0 e a2 = 2, conclui-se que r é igual a