O que é energia eólica?
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UNIT) Um objeto real se encontra diante de um espelho esférico côncavo, a 10,0 cm de seu vértice, sobre o eixo principal, e o raio de curvatura desse espelho é 40,0 cm.
Se o objeto se deslocar até o centro de curvatura do espelho, a distância entre a imagem inicial e a final será, em cm, igual a
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Script a ser lido pelo professor:
Enunciado:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) “Quando a bordo do H.M.S. Beagle, no qual servi como naturalista, fiquei muito impressionado com certos fatos referentes à distribuição dos seres vivos existentes na América do Sul e às relações geológicas entre a fauna e a flora atual e extinta daquele continente. Esses fatos a mim me pareceram lançar alguma luz sobre a origem das espécies — “mistério dos mistérios”— ... Logo após o meu regresso ao lar, em 1837, ocorreu-me que talvez pudesse ajudar a esclarecer essa questão, através da paciente acumulação e do estudo de toda a sorte de fatos, porventura ligados ao tema. (DARWIN, 1859 p.43)
Considerando-se que, durante o longo curso dos tempos e sob variáveis condições de vida, os seres vivos modificaram tanto diversas partes do seu organismo, e acho que isso é incontestável; considerando-se que , devido à alta tendência de crescimento geométrico do número das espécies, ocorre uma renhida luta pela sobrevivência, especialmente em determinada idade, ou determinada estação, ou determinados anos — e isso também certamente não tem contestação; consequentemente, dada a infinita complexidade das inter-relações dos seres vivos, entre si e de cada um deles com suas condições de existência, acarretando uma diversidade infinita quanto a seus hábitos, estruturas e constituições internas. (DARWIN, 1985, p.129)
Sob essas considerações, Darwin poderia ter concluído que:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
testee
- Física | B. Resistores
(EPCAR) Duas estações E1 e E2 são interligadas por uma linha telefônica constituída por dois cabos iguais, cada um com comprimento L = 30 km, conforme ilustrado na figura 1.
Durante uma tempestade, uma árvore caiu sobre um dos cabos fazendo um contato elétrico com a terra. Para localizar onde a árvore caiu e reparar o defeito, um técnico procedeu da seguinte forma: uniu os terminais C e D na estação E2 e, na estação E1, interligou os terminais A e B por reostatos R1 e R2 associados em paralelo com um gerador. As resistências de R1 e R2 foram ajustadas de tal forma que o amperímetro A não indicou a passagem de corrente elétrica, conforme esquematizado na figura 2.Considere que os contatos elétricos, as ligações com a terra e o amperímetro têm resistências elétricas desprezíveis e que R1 e R2 valem, respectivamente, 4,5 kΩ e 1,5 kΩ.Nessas condições, o ponto onde a árvore tocou o fio se localiza a uma distância d, em relação à estação E1 , em km, igual a
Dados:
- Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2;
- Calor específico da água: c = 1,0 cal/g°C;
- sen 45° = cos 45° = √2/2.