Explicaê

01

Leia com atenção esta notícia.

Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem

Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos

02/01/2019 às 17:02​

O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.

Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.

Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.

“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.

Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.

Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.

Sua dissertação deve ter três parágrafos:

• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.

• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.

• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.

Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:

• Você escreveu sobre o tema dado?

• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?

• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?

• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?

• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?

• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?

• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?

• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?

• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.