Leia as duas fontes a seguir:
Fonte 1
Depredação ameaça sítio arqueológico de 11 mil anos no Pará Turistas fazem “tiro ao alvo” em arte rupestre
Fonte 2
O poema a seguir faz referência à depredação feita na pintura rupestre de 11 mil anos:
I.
Na Serra da Lua,
tem duas “oncinhas”
pintadas na pedra.
São tão bonitinhas!
II.
Porém, certa vez,
por pura maldade,
riscaram seus olhos...
Que barbaridade!...
III.
E agora as “oncinhas”
parecem chorar
com medo que o louco
lá possa voltar...
IV.
Quem risca pinturas
rupestres, cuidado!
Está apagando
seu próprio passado!...
Itaí, a carinha pintada. Disponível em: <https://issuu.com/museu-goeldi/docs/itai__carinha_pintada_prova2>.
Acesso em: 16 abr. 2016.
Das estrofes da fonte 2, qual pode ser utilizada como slogan para sensibilizar as pessoas da importância da preservação das pinturas rupestres?
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Imagine que um grupo multidisciplinar de pesquisadores esteja pesquisando um costão rochoso e necessite fazer o seu levantamento topográfico. Para isso, eles contam com um sonar que funciona tanto emerso quanto imerso.
O operador do sonar observa que, quando o aparelho está emerso, o intervalo de tempo entre a emissão do sinal e a recepção do eco é de 2 s, e que quando o aparelho está imerso, o intervalo de tempo entre a emissão e a recepção diminui para 0,5 s.
Sabendo que a velocidade do som no ar é igual a 350 m/s, é possível calcular a distância D entre a embarcação e o costão e também a velocidade v do som na água. Os valores obtidos seriam respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IFSUL) SOMOS TODOS ESTRANGEIROS
Volta e meia, em nosso mundo redondo, colapsa o frágil convívio entre os diversos modos de ser dos seus habitantes. 1Neste momento, vivemos uma nova rodada 2dessas com os inúmeros refugiados, famílias fugitivas de suas guerras civis e massacres. Eles tentam entrar na mesma Europa que já expulsou seus famintos e judeus. Esses movimentos introduzem gente destoante no meio de outras culturas, estrangeiros que chegam falando atravessado, comendo, amando e rezando de outras maneiras. Os diferentes se estranham.
Fui duplamente estrangeira, no Brasil por ser uruguaia, em ambos os países e nas escolas públicas por ser judia. A instrução era tentar mimetizar-se, falar com o menor sotaque possível, ficar invisível no horário do Pai Nosso diário.
Certamente todos conhecem esse sentimento de sentir-se estrangeiro, ficar de fora, de não ser tão autêntico quanto os outros, ou não ser escolhido para o que realmente importa. Na 3infância, tudo é grande demais, amedronta e entendemos fragmentariamente, como recém-chegados. Na puberdade, perdemos a familiaridade com nossos familiares: o que antes parecia natural começa __________ soar como estrangeiro. 4Na 5adolescência, sentimo-nos estranhos __________ quase tudo, andamos por aí enturmados com os da mesma idade ou estilo, tendo apenas uns aos outros como cúmplices para existir.
O fim desse desencontro deveria ocorrer no começo da vida adulta, quando trabalhamos, procriamos e tomamos decisões de repercussão social. Finalmente 6deveríamos sentir-nos legítimos cidadãos da vida. 7Porém, julgamos ser uma fraude: 8imaginávamos que os adultos eram algo maior, mais consistente do que sentimos ser. Logo em seguida disso, já começamos a achar que perdemos o bonde da vida. O tempo nos faz estrangeiros __________ própria existência.
Uma das formas mais simples de combater todo esse 9mal-estar é encontrar outro para chamar de diferente, de inadequado. 10Quem pratica o bullying, quer seja entre alunos ou com os que têm hábitos e aparência distintos do seu, conquista momentaneamente a ilusão da legitimidade. Quem discrimina arranja no grito e na violência um lugar para si.
Conviver com as diferentes cores de pele, interpretações dos gêneros, formas de amar e casar, vestimentas, religiões ou a falta delas, línguas faz com que todos sejam estrangeiros. Isso produz a mágica sensação de inclusão universal: 11se formos todos diferentes, ninguém precisa sentir-se excluído. Movimentos migratórios misturam povos, a eliminação de barreiras de casta e de preconceitos também. Já pensou que delícia se, no futuro, entendermos que na vida ninguém é nativo. 12A existência de cada um é como um barco em que fazemos um trajeto ao final do qual sempre partiremos sem as malas.
Texto adaptado de Diana Corso, publicado em 12 de setembro de 2015.
As conjunções porém (ref. 7) e se (ref.11) estabelecem, respectivamente, relações de:
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2007 1ª FASE) Observe o mapa.
Fonte: Ross, Ecogeografia do Brasil, 2006.
As áreas assinaladas representam conjuntos de municípios brasileiros, que são os maiores
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A onda desenvolvimentista e a experiência keynesiana tiveram o seu apogeu nas três décadas que sucederam o fim da Segunda Guerra. O clima político e social estava saturado da idéia de que era possível adotar estratégias nacionais e intencionais de crescimento, industrialização e avanço social. Os resultados, ainda que desiguais, não foram ruins. Comparada a qualquer outro período do capitalismo, anterior ou posterior, a era desenvolvimentista e keynesiana apresentou desempenho muito superior em termos de taxas de crescimento do PIB, de criação de empregos, de aumentos dos salários reais e, no caso de países como o Brasil, ficou devendo a universalização dos direitos sociais e econômicos. Disponível em: <http://www.centrocelsofurtado.org.br/interna.php?ID_S=72>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Identifique a qual modelo político e econômico, que marcou o Brasil no contexto pós 2ª Guerra Mundial.
b) Explique porque, segundo o autor, os resultados deste modelo, ainda que desiguais, não foram ruins.
c) Você concorda com a análise feita pelo texto, ao afirmar que os resultados não foram ruins? Justifique.
- História | 5.3 Reforma Protestante
(ESPCEX) No início da Era Moderna, a Igreja Católica foi abalada por uma série de acontecimentos que levaram a significativas mudanças internas e ao surgimento de novas religiões na Europa. Entre as ideias dos principais reformadores e contra - reformadores, podemos encontrar a(o):
I. Criação do Index.
II. Predestinação.
III. Criação da Companhia de Jesus.
IV. Uso da língua inglesa.
V. A Bíblia como fonte de fé e livre exame.
VI. Extinção da hierarquia eclesiástica.
Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta ideias relacionadas com a Igreja Calvinista.