Em “¿Qué hacés?” o verbo pertence a um fenômeno linguístico registrado dentro da língua espanhola e de grande difusão na Hispanoamérica que se chama “voseo”. A escolha da personagem Fellini por esse tratamento para se dirigir a Enriqueta demarca:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS) Pesquisas mapeiam milhares de proteínas de diversos tecidos humanos e constroem o mais completo catálogo dessas moléculas já apresentado. O feito pode auxiliar no diagnóstico de doenças e na escolha de tratamentos contra o câncer.
(PESQUISAS mapeiam..., 2014)
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre síntese e endereçamento de proteínas, é correto afirmar:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(UNIFESP) Nesta obra, eu quis estudar temperamentos e não caracteres. Escolhi personagens soberanamente dominadas pelos nervos e pelo sangue, desprovidas de livre-arbítrio, arrastadas a cada ato de suas vidas pelas fatalidades da própria carne. Começa-se a compreender que o meu objetivo foi acima de tudo um objetivo científico.
(Émile Zola apud Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)
Depreendem-se dessas considerações do escritor francês Émile Zola, a respeito de uma de suas obras, preceitos que orientam a corrente literária
- História | 6.12 Nazifascismo
O Ministério da Verdade — ou Miniver, em Novilingua — era completamente diferente de qualquer outro objeto visível. Era uma enorme pirâmide de alvíssimo cimento branco, erguendo-se terraço sobre terraço, trezentos metros sobre o solo. De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido: GUERRA É PAZ; LIBERDADE É ESCRAVIDAO; IGNORANCIA É FORÇA.
ORWELL, G. 1984. São Paulo: Nacional, 1984.
Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do século XX. O mecanismo de dominação social utilizado pela instituição descrita no texto promoveria
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(PUC-CAMPINAS) Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Euclides fora um dos que deram à nossa história um “estilo”: uma forma de pensar e sentir o país (...) Não casualmente ele conferira lugar especial ao fenômeno da mestiçagem (...) Ele teria descoberto nossa “tendência” à fusão, nossa aptidão para a “domesticação da natureza” e para a religiosidade. A figura do sertanejo como “forte de espírito” por excelência era o símbolo de nossa originalidade completa.
(GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores. A política cultural do Estado Novo.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 195)
A Revolta de Canudos, no sertão nordestino, apresentava, entre suas motivações,
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESB) O termo adaptação possui dois significados em biologia evolutiva. O primeiro refere-se a características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo dos indivíduos que as possuem. Por exemplo, acredita-se que as asas são adaptações que favoreceram o voo, a teia de uma aranha é uma adaptação que favorece a captura de insetos voadores e assim por diante. O segundo significado refere-se ao processo pelo qual essas características são adquiridas – ou seja, os mecanismos evolutivos que as produzem. (PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 395).
A respeito dos eventos que determinam e modelam o poder adaptativo das espécies ao longo do tempo evolutivo, é correto afirmar: