Nos Estados do mundo antigo, os governantes tinham um poder altamente centralizado e, em muitos casos, acumulavam funções políticas e religiosas. Além de cuidarem da administração da vida coletiva, eram considerados representantes dos deuses, o que favorecia o fortalecimento de seu poder.
Essa forma de organização do poder é característica de um
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(CPS) O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada comumente de ouvido.
Os problemas de ouvido são muito comuns com viajantes que enfrentam variações de altitude, pois as alterações de pressão, durante essas viagens, fazem com que os indivíduos fiquem com a sensação de ter os ouvidos tapados, o que provoca dificuldade auditiva e dor. Assim, por exemplo, quando alguém desce a serra em direção ao litoral, e a pressão atmosférica aumenta, ficando maior do que a pressão interna da sua orelha média, o tímpano é empurrado para dentro dificultando a audição.
Essa situação, no entanto, é temporária porque na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva que se comunica com a faringe (garganta), por isso ao bocejar ou engolir saliva, ocorre a abertura das tubas nas orelhas, o que equilibra as pressões dos dois lados (anterior e posterior) de cada membrana timpânica e faz com que a dor e a sensação de surdez cessem.
Baseando-se no texto, é correto afirmar que
- Geografia | 6.1 Agricultura
Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(IFSP) “Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões), que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil. Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.”
(drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/asma. Acesso em: 22.10.2012.)
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o processo de respiração no corpo humano.
I. No processo de inspiração, o ar percorre o seguinte caminho pelos órgãos do sistema respiratório: cavidades nasais – faringe – laringe – traqueia – brônquios – bronquíolos – alvéolos pulmonares (pulmões).
II. A sensação de sufoco provocada pela asma decorre do fato da expiração não ser realizada adequadamente, ficando o pulmão carregado com ar rico em CO2, o que limita o processo de trocas gasosas adequadas para o organismo.
III. O muco e os cílios presentes no epitélio dos brônquios e bronquíolos têm um papel fundamental na respiração, pois promove a retenção de partículas e micro-organismos do ar, que serão “varridos” em direção à garganta.
IV. No processo de inspiração, a musculatura intercostal se contrai e o diafragma se eleva, aumentando o volume da caixa torácica, o que permite a entrada de ar nos pulmões.
Está correta apenas a alternativa:
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UEL) Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensadores que defenderam a liberdade de pensamento frente às restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enunciada: Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de aceitar divindades novas (24b-c). Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes: Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. A quem tocou a melhor parte, é o que nenhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a).
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a disputa entre filosofia e tradição presente na condenação de Sócrates, assinale a alternativa correta.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UPE) Analise as proposições que se seguem:
(2) Uma placa de vidro, ao ser imersa num líquido, deixa de ser vista. Isso é explicado pelo fato de o líquido e o vidro terem o mesmo índice de refração.
(4) Nas lentes e nos espelhos, as imagens virtuais são sempre maiores do que o objeto.
(6) Toda vez que a luz passar de um meio para outro de índice de refração diferente terá necessariamente de mudar de direção.
(8) As lentes convergentes têm focos reais, e as divergentes, focos virtuais.
(10) A luz, ao passar obliquamente de um meio transparente para outro, nos quais suas velocidades de propagação são diferentes, não sofre refração.
A soma dos números entre parênteses que corresponde aos itens incorretos é igual a