Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Canto V
[...]
Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!...
São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão...
ALVES, Castro. O navio negreiro e Vozes d'África. Brasília: Edições Câmara, 2013.
O trecho do poema “O navio negreiro”, de Castro Alves, publicado em 1869, revela um fato histórico relacionado ao(à)
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Juzgue los próximos ítems, con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior.
Tomar notas es una excelente forma que te ayuda a
identificar los conceptos más importantes vistos en clase.
Aunque te consideres con una buena memoria
sencillamente não vas a conseguir recordar todo lo que el
[5] Prof. Explicó. Mantener un registro permanente donde
puedas consultar más tarde puede ser indispensável a la
hora de escrever un ensayo o de hacer una tarea e incluso en
O momento de fazer o exame da matéria.
Las explicaciones en clase de literatura ofrecen una
[10] Base de información importante acerca de los contenidos
estudiados que incluyen términos literarios, detalles sobre
el estilo del autor en la relación temática entre los trabajos
y las citaciones importantes. El contenido de la explicación
del profesor, de alguna forma, aparecerá en pruebas y en
[15] Los trabajos solicitados de manera menos esperada por los
estudiantes. Esto demuestra la gran importancia que existe
en tomar notas durante la clase.
Internet: (con adaptaciones).
En la frase "la gran importancia" (l.16) la palabra "gran" puede ser sustituida por grande, sin alteraciones gramaticales o semánticas en el texto.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
CAPÍTULO LIII
.......
Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques. Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo que ela me deu, trêmula, — coitadinha, — trêmula de medo, porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único, — breve como a ocasião, ardente como o amor, 1prólogo de uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de 2prazeres que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em alegria, — uma 3hipocrisia paciente e sistemática, único freio de uma 4paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o 5livro daquele prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
(FUVEST 2017 1° FASE) No último período do texto, o ritmo que o narrador imprime ao relato de seus amores corresponde sobretudo ao que se encontra expresso em
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: "Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho". Livres os negros, as cidades seriam invadidas por "turbas ignaras", "gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade". A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das ações afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação.
GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009
O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UFMG) Numa aula no Laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a experiência que se descreve a seguir. Inicialmente, ele enche de água um recipiente retangular, em que há duas regiões - I e II -, de profundidades diferentes. Esse recipiente, visto de cima, está representado nesta figura:
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que:
Rodrigo: “A velocidade das ondas na região • I é maior que na região II.”
Bernardo: “A frequência das ondas na região • I é menor que na região II.”
Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas. Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas observações:
No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente, com frequência constante, de modo a produzir um trem de ondas. As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem o lado direito do recipiente.