(UNISINOS) Os alunos de uma escola irão fretar um ônibus com 50 lugares para um passeio ao jardim zoológico. Cada aluno deverá pagar R$ 40,00, mais R$ 2,00 para cada lugar vago. Para que quantidade de passageiros a empresa terá receita máxima?
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.
DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais.Scientific American Brasil. Ago. 2009, nº 87 (adaptado).
O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais:
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O cultivo de plantas leguminosas na lavoura dispensa a utilização de fertilizantes nitrogenados. Isto ocorre, porque elas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Outras Pontuações e Seus Usos
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A menina e o leite A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita.” “Se cada cabrita me der três cabritinhos, vendo dois, fico com um e…” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as cabritinhas pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Jean de La Fontaine. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 1998.
O uso de aspas no texto indica
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- História | B. Roma
(FAMERP) Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas]. As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos.
Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.
Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.
Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga