Texto base: Leia um trecho do Artigo de Cláudio de Moura Castro, publicado na Revista Veja com o título A Mágica da Educação, para responder à questão.
Enunciado:
Após a leitura do texto, identifica-se que o autor apoia sua tese no seguinte argumento:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 12.2 Estatística
Considere a seguinte lista de números: 17, 13, 5, 10, 14, 9, 12, 16. Fernando apagou dois números dessa lista, calculou a média aritmética dos números que restaram e verificou que ela era igual à média aritmética dos números da lista original. Quais números foram apagados por Fernando?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Leia a notícia a seguir.
No Brasil
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, na capital gaúcha, uma das cinco escolas contempladas no pré - piloto do projeto Um Computador por Aluno (UCA), a implantação começou em janeiro. Até agora, 276 laptops foram entregues e outros 124 são esperados. No total, 350 alunos e 50 professores de 1ª a 8ª séries serão beneficiados.
Segundo a professora Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do RS, responsável pela coordenação e avaliação do projeto no colégio, optou-se pela imersão total, ou seja, cada estudante trabalha com um laptop e pode levá-lo para casa.
Os resultados obtidos, afirma, são extremamente positivos. Entre os avanços que a tecnologia trouxe para a sala de aula, ela destaca o aumento da concentração, do interesse, da curiosidade e do desejo de aprender, aliados à diminuição das faltas.
Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com.br/2013/04/aula-sobre-o-genero-textual-noticia.html>. Acesso em: 14 dez. 2009.
O texto traz a notícia sobre o projeto “Um computador por aluno” adotado na capital gaúcha. Quais são as vantagens, apontadas pela professora Léa Fagundes, de cada aluno ter seu computador em sala de aula?
- Ciências - Fundamental | 06.1. Alimentação de origem animal, vegetal e mineral
“Xarope de guaraná, biscoitos, queijo de cabra podem ser alimentos industrializados saudáveis que às vezes fazem parte do nosso cardápio. O importante é não exagerar. Mas existem alguns tipos de alimentos industrializados que necessitam mais cautela no seu consumo, pois podem causar problemas à nossa saúde.
O consumo exagerado de alguns tipos de produtos industrializados pode ocasionar:
- Física
“Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro. O uso do cinto de segurança no banco da frente e, principalmente, no banco de trás pode evitar muitas mortes. Milhares de pessoas perdem suas vidas no trânsito, e o uso dos itens de segurança pode reduzir essa estatística. O Brasil também está buscando, cada vez mais, fortalecer a nossa ação no campo da prevenção e do monitoramento. Essa é uma discussão que o Ministério da Saúde vem fazendo junto com outros órgãos do governo”, destacou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75% Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer, se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/1596-metade-dos-brasileiros-nao-usa-cinto-de-seguranca-no-banco-detras
Acesso em: 12 de julho de 2015.
Em uma colisão frontal, um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para a frente. Esse movimento coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. Vamos supor que um carro popular com lotação máxima sofra uma colisão na qual as velocidades inicial e final do veículo sejam iguais a 72 km/h e zero, respectivamente. Se o passageiro do banco de trás do veículo tem massa igual a 80kg e é arremessado contra o banco da frente, em uma colisão de 400ms de duração, a força média sentida por esse passageiro é igual ao peso de:
- Física | 3.6 Termodinâmica
Certa massa de gás ideal sofreu a transformação indicada no gráfico.
É correto afirmar que o maior trabalho realizado pelo gás ocorreu no trecho