Considere a seguinte lista de números: 17, 13, 5, 10, 14, 9, 12, 16. Fernando apagou dois números dessa lista, calculou a média aritmética dos números que restaram e verificou que ela era igual à média aritmética dos números da lista original. Quais números foram apagados por Fernando?
Questões relacionadas
- Física
Na busca de fontes alternativas de energia, uma das opções promissoras que surgiu nos últimos anos foi o uso de certos organismos procariontes que, ao se alimentarem de matéria orgânica, geram, como resultado das quebras deligações químicas no processo digestivo, energia elétrica. Recentemente, um grupo de pesquisadores publicou resultados de um estudo em que, ao formar uma colônia destes seres em uma determinada superfície, formando o chamado biofilme, conseguiram gerar uma potência elétrica de cerca de 200mW por m2 de biofilme.Considere a situação em que este biofilme é utilizado para gerar uma tensão de 4V entre os pontos A e B do circuito elétrico a seguir, em que os fios 1 e 2 apresentam resistências elétricas de 3 ohm e 6 ohm respectivamente, e a resistência do restante do circuito é desprezível.
Os fios 1 e 2 têm comprimento L=9 m e a distância de separação entre eles é d=2mm De acordo com o exposto, o tipo de ligação química que é rompida e a intensidade da força magnética que o fio 1 exerce sobre o fio 2, desprezando os efeitos de comprimento finito dos fios, são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 03.1. Gêneros musicais
Materiais:
Cartolina ou papel A3;
Tesoura sem ponta;
Cola;
Revistas e jornais;
Caneta de ponta porosa preta;
Lápis de cor;
Canetinha hidrocor;
Lápis nº 2.
Atividade:
- Mostre para a turma os seguintes vídeos:
História do Samba
https://www.youtube.com/watch?v=2QqMUzFbW3Y
Animação sobre o samba-enredo “Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!”
https://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY
- Converse sobre as informações dos vídeos: o que já sabiam sobre o samba e o que não sabiam?
- Proponha a construção de um mapa mental, um esquema resumido, misturando imagens e textos pequenos, para explicar de onde vem o samba, quais instrumentos são utilizados e onde é tocado. A atividade pode ser feita em duplas ou pequenos grupos.
- Os mapas mentais podem misturar colagens com desenhos. Eles devem conter uma síntese sobre o assunto estudado. Para melhorar a visualização, desenhos e palavras devem ser contornados com a caneta preta.
*Como fazer um mapa mental
https://www.youtube.com/watch?v=uCR6T1aGiK4
Observe o exemplo a seguir.
- As produções podem compor um painel da escola ou serem fixadas em locais da comunidade.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Na natureza as relações entre os seres vivos são fundamentais na luta pela sobrevivência e mesmo para o equilíbrio de ecossistemas. As relações podem ser classificadas em quatro grupos (I, II, III e IV) de acordo com o esquema abaixo.
São possíveis relações ecológicas dos tipos I, II, III e IV, respectivamente, EXCETO:
- Matemática | 3.1 Introdução
Os veículos para transporte de passageiros em determinado município têm vida útil que varia entre 4 e 6 anos, dependendo do tipo de veículo. Nos gráficos está representada a desvalorização de quatro desses veículos ao longo dos anos, a partir de sua compra na fábrica.
Com base nos gráficos, o veículo que mais desvalorizou por ano foi:
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base: .
Enunciado:
Explique por que este tipo de poluição é prejudicial aos seres humanos.