Explicaê

01

Materiais:

 

  • Obras de Paul Klee
  • Tinta nanquim
  • Giz de cera
  • Palito
  • Papel cartão branco cortado no tamanho A4

     

   

Imagem

Imagem

 

Imagem

 

 

“Olhando uma Árvore”

São invejados os pássaros...

Evitam

pensar no tronco e nas raízes

e satisfeitos balanceiam ágeis, todo o dia,

e cantam nas pontas dos últimos ramos.

(Paul Klee)

 

   

Desenvolvimento:  

   

1 - Conhecer as obras do artista suíço Paul Klee (1879-1940) é ser tocado pela simplicidade de formas e cores numa aparente inocência. No entanto, em seu diário, Klee evidencia seu desejo de produzir formas que sejam uma expansão da realidade, formas que ultrapassem a mera observação para apresentarem a sutileza da sua essência.  

   

Daí que seu desejo é de encontrar a   infância do desenho. Qual é a vida mais elementar da forma?  

   

Grande observador da natureza, realizou inúmeros registros de suas viagens e questionamentos em seus diários.  

Lecionou também na escola Bauhaus. O termo bauhaus - haus, "casa", bauen, "para construir" - permite flagrar o espírito que conduz o programa da escola: a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios.  

   

Klee amava o desenho das crianças e integrou em suas pesquisas o modo como as crianças desenham.  

   

   

2 - Apresentar as obras do artista e realizar com as crianças a leitura das mesmas:  

   

          - O que mais lhe chamou a atenção nas obras de Paul Klee?  

          - De que ele trata nas obras apresentadas?  

        - Qual elemento visual ele mais gosta de usar? O ponto? A cor? A linha?  

          - Você acredita que a maior preocupação de Klee era a representação fiel da realidade? Por quê?  

          - Quais as cores predominam nestes trabalhos? Há contraste? Em que lugares da obra?  

          - Klee utiliza formas geométricas em seus trabalhos?  

   

   

3 - Levar as crianças para o pátio e sugerir que cada uma desenhe três objetos distintos presentes na escola, tentando simplificar ao máximo a forma como Klee fazia.  

   

4 - Solicitar que para a próxima aula cada um deles traga de casa um objeto para simplificar a forma num trabalho.  

   

5 - Vamos desenhar como Klee?  

   

6 - Pedir às crianças que realizem um rascunho de um desenho a partir da simplificação do objeto que trouxeram de casa. Elas podem ainda retratar uma cena ou criar um contexto no qual o objeto assuma a forma de um ser vivo.  

   

7-– Acredito que esta atividade trará bons resultados se for utilizada aquela velha técnica de colorir o fundo completo do papel com giz de cera em cores variadas. É importante compor esta camada colorida bem espessa. Em seguida, passar uma demão de nanquim preto e deixar secar.  

   

8 - Transferia o desenho feito para o papel utilizando, para isto, um palito que vá retirar a camada de nanquim e deixar as cores aparentes.  

Referências:   

Sobre Klee:  

Paul Klee – Coleção Tashen  

  VENEZIA,Mike. Paul Klee. São Paulo: Moderna,1996. Coleção Mestres das Artes.  

  educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u364.jhtm  

  Filme sobre Klee com inúmeras obras do artista:  

  www.youtube.com/watch?v=-01s6AAq8k4  

  Imagens das obras de Klee:  

  http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&biw=1360&bih=667&tbm=isch&sa=1&q=paul+klee&btnG=Pesquisar  

     

     

Observações:  

   

1 - A obra de Klee também resultaria em belas colagens com figuras geométricas, sobretudo quadrados e triângulos coloridos recortados em colorset e fixados sobre papel cartão preto.  

   

2 - Outro desdobramento é realizar desenhos sem retirar o lápis do papel e depois colorir as formas internas constituídas.  

   

3 - Klee também realizava experiências sobre vidros (pode ser substituído por acetato transparente):  

            - Cobrir com tinta fosca um lado do acetato;  

            - Raspar o desenho sobre esta cor;  

          - Depois de seca a tinta, virar o acetado e cobrir o fundo com outra cor.