Maria é uma estudante de biologia que está aprendendo sobre os diferentes biomas do Brasil e do mundo. Ela está fascinada pela diversidade de plantas e animais que habitam cada bioma e quer testar seus conhecimentos sobre o assunto.
Qual é o bioma caracterizado pela presença de árvores altas e densas, que formam uma cobertura fechada sobre a maior parte do solo, e uma grande variedade de animais, incluindo macacos, aves e felinos?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Materiais:
- 5 sacolinhas de TNT escuro com eslático nas bordas com abertura suficiente para que uma das mãos da criança passe pelo orifício da sacolinha.
- 5 objetos de fácil identificação tátil para as crianças
- Papel A4
- Lápis e borracha
- Canetinha e giz de cêra
Desenvolvimento:
- Será que nossas mãos podem ver?
- Como alguém que não vê percebe, entende e imagina o mundo?
- Será que o mundo para o cego é igual ao nosso mundo?
- Olhar um objeto é conhecer um objeto?
- Ver uma imagem é compreender uma imagem?
Levar as crianças a compreender que ver não envolve apenas os olhos. Ver é resultado de um movimento mental, do pensamento que elabora e identifica o que é, define para quê e na arte quem vê deve criar um significado, um sentido para o objeto. Esta compreensão da obra de arte que muitas vezes envolve todo o nosso ser nem sempre se esgota no exato momento em que olhamos. Carregamos o mundo para dentro de nós!
Dividir então as crianças em grupos e dar a cada grupo uma sacolinha com um objeto dentro.
Pedir as crianças que investiguem o objeto usando apenas uma das mãos dentro da sacola.
É preciso tocar minuciosamente cada detalhe não apenas para descobrir o que é, mas também como é.
A sacolinha do objeto deve rodar nas mãos das crianças de todo o grupo e elas podem discutir sobre suas suposições, mas não podem olhar o objeto.
Distribuir então uma folha para cada aluno e pedir que desenhem este objeto seguindo apenas as informações que suas mãos estão passando para dentro deles.
Colorir e apresentar os resultados para os colegas.
Num segundo momento cada grupo poderá retirar o objeto da sacolinha e realizar um segundo desenho observando o objeto. Daí, caro professor, é só colocar um desenho ao lado do outro e realizar uma roda de conversa sobre o que aconteceu no primeiro processo e no segundo.
Sugestões:
- Qual dos desenhos foi mais fácil fazer e por quê?
- O que você aprendeu com esta atividade?
- Desenhar significa apenas usar bem o lápis com as mãos?
- O artista pensa enquanto desenha?
- A imaginação é importante para o artista? Por quê?
- Que qualidades o primeiro desenho tem que o segundo não tem? ( e vive-versa )
Observações:
- É possível e adequado montar uma pequena exposição: o objeto e os desenhos feitos pelos alunos.
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral oriental da China.
Fonte: http://geoodomundo.blogspot.com/2011/06/nova-china.html Acesso em: 3/07/2011
Com base nas informações do texto e do mapa CITE as bases de formação e consolidação das ZEE.
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UEFS) Espelhos planos são objetos bastante familiares. Está-se acostumado, desde jovens, a observar as imagens por eles formadas. Eles são usados nos banheiros, nos salões de beleza e nos retrovisores dos automóveis, entre outras aplicações.
Considerando-se um espelho plano, um corpo extenso, um observador e alguns raios luminosos, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Observe as imagens.
Qual técnica artística é possível perceber nas imagens 1 e 2?
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(ENEM 2011 2ª APLICAÇÃO) Em abelhas, Apis mellifera, os óvulos não fertilizados originam machos haploides. Experimentos em laboratório têm obtido machos diploides e demonstram que os machos têm de ser homozigotos para um gene, enquanto as fêmeas têm de ser heterozigotas. Disponível em: http://www.nature.com (adaptado).
Supondo que uma fêmea com genótipo AB se acasale com cinco machos com genótipos diferentes A, B, C, D e E, conforme o esquema. Qual a porcentagem de machos na prole desta fêmea?