Observe as imagens.
Qual técnica artística é possível perceber nas imagens 1 e 2?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Na terça-feira, Mariano foi ao cinema assistir ao lançamento do filme Power Rangers.
Ele foi nesse dia da semana porque o ingresso era:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Ponto morto
A minha primeira mulher
se divorciou do terceiro marido.
A minha segunda mulher
acabou casando com a melhor amiga dela.
A terceira (seria a quarta?)
detesta os filhos do meu primeiro casamento.
Estes, por sua vez, não suportam os filhos
do terceiro casamento da minha primeira mulher.
Confesso que guardo afeto pelas minhas ex-sogras.
Estava sozinho
quando um dos meus filhos acenou para mim no
meio do engarrafamento.
A memória demorou para engatar seu nome.
Por segundos, a vida parou em ponto morto.
MASSI, A. A vida errada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.
No poema, a singularidade da situação representada é efeito da correlação entre as relações familiares e a dinâmica da vida no espaço urbano. Ao se referir a “ponto morto”, o eu-lírico indica
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
No decorrer da história da humanidade as batalhas, por diversos motivos, foram bastante frequentes. Na natureza elas também são comuns, tanto em animais como em plantas. Sobre esse assunto, considere as espécies I e II que se alimentam de III. Quando a população de I aumenta, as de II e III diminuem. As prováveis relações existentes entre I e II e entre II e III, são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
http://gramaticaepintura.blogspot.com/
Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas:
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
O Salto Triplo é uma modalidade do atletismo em que o atleta dá um salto em um só pé, uma passada e um salto, nessa ordem. Sendo que o salto com impulsão em um só pé será feito de modo que o atleta caia primeiro sobre o mesmo pé que deu a impulsão; na passada ele cairá com o outro pé, do qual o salto é realizado.
Disponível em: www.cbat.org.br (adaptado).
Um atleta da modalidade Salto Triplo, depois de estudar seus movimentos, percebeu que, do segundo para o primeiro salto, o alcance diminuía em 1,2 m, e, do terceiro para o segundo salto, o alcance diminuía 1,5 m. Querendo atingir a meta de 17,4 m nessa prova e considerando os seus estudos, a distancia alcançada no primeiro salto teria de estar entre: