Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia e comente as informações com os alunos.
Qualquer ato de vandalismo contra bens públicos causa prejuízos a toda comunidade.
É a cidade quem perde com prédios pichados e equipamentos quebrados.
E quem paga a conta é o próprio contribuinte.
Disponível em: <https://www.jornalcidade.net/rio-claro/prejuizo-vandalismo-afeta-bens-publicos/6007>. Acesso em: 3 mai. 2018. [Fragmento]
1.2. Pergunte aos alunos:
a) O que é um ato de vandalismo?
b) Quais são os bens públicos que vocês conhecem? Já viram algum desses bens sofrerem vandalismo? Caso afirmativo, contem o que viram.
2. Segundo passo
2.1. Professor, retome as informações da atividade anterior e reflita com aos alunos:
a) Por que os atos de vandalismo causam prejuízos a toda comunidade e quem paga a conta é o contribuinte?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, analise os três quadros com os alunos.
3.2. Solicite aos alunos que, em grupos, preparem uma apresentação bem criativa para seus colegas, sobre os assuntos tratados.
CIDADANIA – uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
PÚBLICO – que se refere ao povo em geral: interesse público. / Relativo ao governo de um país: negócios públicos. / A que todas as pessoas podem comparecer: reunião pública.
PRIVADO – particular, que não é função pública: empresa privada. / Que diz respeito particularmente ao indivíduo, à sua intimidade familiar.
Disponível em: <https://www.slideshare.net/ericafrau/7-cidadania-publico-e-privado>. Acesso em: 3 mai. 2018. [Fragmento]