No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I Coluna II
1. Cerebelo ( ) Memória
2. Córtex ( ) Equilíbrio
3. Bulbo ( ) Emoções
4. Hipotálamo ( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- História | 6.10 Revolução Russa
(UDESC) “Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é, fora da lei. As forças policiais, sejam visíveis ou secretas, aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais, além das centenas de milhares de criminosos comuns, há uma enorme quantidade de condenados políticos, e agora ali se encontram até mesmo os operários. [...] As perseguições religiosas nunca foram tão frequentes nem tão cruéis. Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. [...] Apesar do orçamento do Estado, que aumenta de maneira desmesurada [...], essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano a ano o empobrecimento da população agrícola, isto é, os cem milhões de homens sobre os quais repousa a potência da Rússia. Por esta razão, a fome agora é um fenômeno normal. O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.”
Carta do escritor Leon Tolstoi ao czar Nicolau II, 16 de janeiro de 1902. In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 16-17.
Analise as proposições considerando as informações da carta acima e o contexto histórico da Rússia, no início do século XX.
I. Leon Tolstoi, em sua carta, está criticando o governo do Czar russo devido às perseguições políticas e religiosas e por causa da pobreza, na qual viviam milhões de pessoas na Rússia.
II. Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população russa vivia em condições miseráveis no campo, uma vez que muitos camponeses não eram proprietários das terras nas quais trabalhavam.
III. O governo da Rússia, neste período, era uma monarquia absolutista, governado pelo Czar. Este tipo de governo é caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.
IV. Nas duas primeiras décadas do século XX, na Rússia, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação que reivindicava direito à greve, melhores condições de vida e convocação de uma Assembleia Constituinte.
Assinale a alternativa correta:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, representantes de três espécies do gênero Equus: E. caballus, E. asinus e E. zebra
Considere um casal de cada uma dessas espécies e o conjunto cromossômico de cada um desses animais.
Sobre esses conjuntos cromossômicos afirma-se que
- Geografia | 6.1 Agricultura
Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos.
ROBERTO CARLOS; ERASMO CARLOS. Roberto Carlos.Rio de Janeiro: CBS, 1976 (fragmento).
O trecho da letra da canção avalia o uso de combustíveis fósseis com base em sua potencial contribuição para aumentar o(a):
- Matemática | 17. Números Complexos
Considere os números complexos z1 = a + 7i e z2 = 3 + ai, sendo a um número real positivo. Sabendo que
é correto concluir que o valor de z1 + z2 é
- Geografia - Fundamental | 7.3 Hotspots e Unidades de Conservação
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A riqueza da biodiversidade oferece grande potencial para o surgimento e manutenção da vida, fazendo surgir os Hotspots no Brasil.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=hotspots+no+brasileira&hl=pt-BR&biw=1280&bih=709&tbm=isch&tbnid=qHBRmpioVfs1uM:&imgrefurl=http://Acesso em: 25 out. 2011.
(A) Explique o que são Hotspots.
(B) Cite a importância dos Hotspots brasileiros destacados no mapa.