Analise o mapa com a distribuição da água no mundo.
Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2011/03/23/agua-vital-para-a-reproducao-da-vida-no planeta-entrevista-com-wagner-costa-ribeiro/ >. Acesso em: 03 out. 2012
a) Indique a região do mundo que mais sofre com o estresse hídrico. Em seguida, responda: qual é o fator que exerce influência direta na hidrologia nesta região?
b) De acordo com os dados do mapa, aponte o que torna grande parte da água imprópria ao consumo humano.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
14. Texto base: Lee la letra de la canción a seguir.
¿Qué Hacemos?
No sé qué vamos a decir amor
pero aclaremos nuestra situación
no tiene caso escondernos más entre la niebla
el celular a punto de explotar
solo palabras que vienen y van
nos engañamos evitando actuar
y es lo que cuenta ¿Qué hacemos? ¿qué hacemos?
con el corazón gritando desde adentro
y qué y qué y qué hacemos? qué hacemos?
mientras este amor nos mata a fuego lento Disponible en: <http://letras.mus.br/los-enanitos-verdes/1288498/>. Acceso el: 13 oct. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Las formas verbales destacadas se refieren al pronombre personal:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento de um texto e responda à questão. Escola moderna: três questões cruciais em debate 2 – Livros [...] ou tablets? A revolução digital representa uma ameaça adicional ao antigo livro impresso, disponibilizando conteúdos da internet, por meio de computadores, nas salas de aula – em países “conectados”, claro. [...] Um estudo feito [...] indica que países com bom desempenho em testes internacionais tendem a insistir no uso de livros escolares como base para o ensino. [...] Entretanto, a frente “antilivro” responde que ele gera pressão econômica adicional sobre os pais em escolas onde livros não são oferecidos gratuitamente. Além disso, eles são produzidos “em massa”, sem levar em conta necessidades diferenciadas de crianças em salas de aula diversas. Além disso, argumenta esse grupo, o livro escolar não tem como competir com tablets e tecnologias do tipo quando se trata de permitir o acesso aos conteúdos atualizados [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150825_escola_moderna_debate_mv.
Acesso em: 10 abr. 2019. (Adaptado.)
Analise o título e o subtítulo e assinale o tema do texto.
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
A Assembléia Geral da ONU escolheu 2011 como o ano internacional da Química.
Imagine um prédio que suga carbono do ar enquanto cresce, como se fosse uma árvore. De certa forma, isso já existe. De certa forma porque não é exatamente o prédio que tira gás carbônico da atmosfera, mas um novo processo de fabricação de cimento. A idéia é do biólogo americano Brent Constantz: forrar a chaminé de usinas termelétricas com cálcio. Esse elemento se liga com o CO 2 (gás carbônico), formando carbonato de cálcio. E o carbonato pode ser usado para fazer cimento. Dessa forma se consegue cimento a partir de fumaça e o carbono que iria para a atmosfera acaba nas paredes dos prédios. O sistema já está em testes em uma usina da Califórnia. E vai muito bem, analise os dados:
Considerando a absorção de
do valor de
fornecido acima, ESCREVA a expressão numérica que represente a quantidade de cimento produzido e CALCULE esse valor.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UFU)
O esquema ilustra o aspecto energético da reação de formação de água líquida a partir dos gases hidrogênio e oxigênio. Essa reação é uma:
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Texto base: Um instituto de pesquisa colheu informações para saber o tempo médio, em minutos, que os jovens da região Sudeste do Brasil navegam na internet por dia. Os dados estão indicados no quadro a seguir.
Enunciado:
Escolhendo, aleatoriamente, um dos jovens entrevistados, verificou-se que o tempo que ele navega na internet é menor que 61 minutos por dia. Qual é a probabilidade de esse jovem navegar na internet até 20 minutos por dia?