A importância de argumentarmos está na necessidade de justificarmos nossa opinião, de conseguirmos expressar nosso ponto de vista. Desse modo, quanto melhor nos expressarmos, mais chances teremos de outras pessoas nos entenderem e aceitarem nosso posicionamento. Leia e analise a tira a seguir.
Bill Watersson. Calvin & Haroldo.Disponível em: https://medium.com/@pedogusto/a-cigarra-e-a-formiga-que-deram-errado-76bbb8e125fc. Acesso: 10 jul. 2019.
Em “Sabe, pai, não está muito longe de eu virar um adulto.”, o que justifica o emprego das vírgulas?
Identifique na tira outro emprego de vírgulas cuja justificativa seja a mesma utilizada no item anterior.
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Considere as seguintes afirmações relativas a ácidos.
I. O ácido fosfórico possui hidrogênios que podem ser substituídos por grupos orgânicos para a formação de ésteres.
II. O ácido fosfórico pode produzir três cátions do tipo hidroxônio em água.
III. A ionização do ácido clorídrico aumenta a condutividade elétrica de soluções aquosas.
IV. O grau de ionização de ácidos é a relação entre o número de moléculas dissolvidas e o número total de moléculas.
Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
A luz é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte.
Pintores como Monet têm luz e movimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Tente descrever o quadro abaixo, um dos clássicos de Monet.
Note que não é possível ver os detalhes das pessoas, dos barcos, nem da paisagem que são retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possível perceber o efeito de luz e sombra.
A combinação de cores e pinceladas nesse quadro de Monet dão apenas uma "impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro.
Ao olhar uma obra impressionista de perto, veem-se apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade.
Foi essa tela de Monet que inspirou o crítico de arte Louis Leroy para denominar o movimento artístico: impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que não seguia os padrões estabelecidos pela academia e sua pintura realista.
Impressão: o Nascer do Sol", de Monet (1874)
Luz e movimento
Os artistas impressionistas não tinham mais interesse em temas ligados à nobreza, à igreja, ou em produzir retratos fiéis à realidade. Queriam ver o quadro como obra em si mesma. Um dos motivos de tais questionamentos teria sido a invenção da fotografia. A lógica era: para que fazer quadros que copiem a realidade de maneira exata, se para isso já existe a fotografia?
Não foi à toa que a primeira exposição dos impressionistas deu-se na casa de um dos pioneiros da fotografia, Félix Nadar. A técnica da fotografia também abrange o estudo da luz, uma das principais preocupações dos artistas impressionistas.
Além da luz, o movimento percebido pelas pinceladas soltas também é elemento crucial dessa pintura. Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
Em seus quadros podem-se ver o movimento das águas, os reflexos da luz, a dissolução das imagens, a fumaça de um trem que chega à estação, o nevoeiro sobre um rio, a indefinição no contorno das figuras que se mexem no palco, no baile, na relva. A ideia é pintar o que não pode se repetir, um determinado instante.
O Salão dos Recusados
Toda essa inovação na forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883), que não se considerava um impressionista. Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves gradações de cores.
Em 1863, ao ter duas telas recusadas para participar do Salão Oficial dos Artistas Franceses, Manet, com outros artistas, organizou uma mostra paralela à oficial, o Salão dos Recusados.
Depois desse salão, vários artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Cézanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas próprias exposições (1874-1886).
Na reprodução da tela acima, pode-se observar a preocupação de Manet em registrar Claude Monet, seu contemporâneo, pintando ao ar livre. O quadro contém o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da própria pintura.
.
Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estúdio", de Manet (1870)
Experimente você mesmo!
Claude Monet pintou o Parlamento de Londres em diferentes momentos do dia, com diferentes luminosidades. Observar:
Observe um objeto próximo à janela, no quintal, no jardim e desenhe-o em diferentes horários, notando a diferença de intensidade da luz. Você também pode fazer essa experiência fotografando.
Para ter uma obra no estilo impressionista, você deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie também nas cores!
*Valéria Peixoto de Alencar' é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u13.jhtm
Converse com a turma sobre o tema e peça que pesquisem sobre a luz e sombra em livros, revistas, jornais e sites, abra uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar as informações descobertas nas pesquisas, aproveite para compartilhar o texto acima e promova uma leitura das imagens contidas no texto e das imagens apresentadas pelos alunos, com foco na luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam desenhos de observação. Podem ser figuras simples: por exemplo, a borracha, ou uma cadeira da sala de aula, ou ainda pode-se utilizar desenhos prontos, apenas contornados. Depois, os alunos devem preocupar-se com a luz e a sombra dos desenhos. Não é para colorir. Deve-se utilizar apenas lápis preto ou caneta esferográfica fazendo hachuras que - por vezes mais esparsas e por outras mais densas - dão o efeito claro-escuro.
Ao final da atividade monte um painel com os trabalhos na sala de aula.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNESP) O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
LOS ANGELES . Come summer 2006, Warner Brothers Pictures hopes to usher “Superman” into thousands of theaters after a 19-year absence. But given the tortured history surrounding that studio’s attempts to revive “Superman,” the forerunner of Hollywood’s nowubiquitous comic-book blockbusters, the Man of Steel’s arrival would be nothing short of a miracle. Since Warner began developing a remake of the successful comic-book franchise in 1993, it has spent nearly $10 million in development, employed no fewer than 10 writers, hired four directors and met with scores of Clark Kent hopefuls without settling on one. The latest director . Bryan Singer, who directed “X-Men” and its sequel, was named on July 18 to replace Joseph McGinty Nichol, known as McG, who left the project after refusing to board a plane to Australia, where the studio was determined to make the film.
THE NEW YORK TIMES, JULY 22, 2004
(FUVEST 2005 1ª FASE) According to the passage, Superman’s arrival
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia a História em Quadrinhos.
Ao longo dos quadrinhos, Cebolinha demonstra sua opinião a respeito do Dia das Mães. Ele