Leia o texto.
Contra ‘bazar do perdão’, teólogo peitou papa e foi excomungado
Há 500 anos, teve início na Alemanha o conflito que opôs um jovem frade à poderosa hierarquia eclesiástica* e ao seu representante máximo, o papa Leão 10º. Um pequeno motim* pessoal que mudou o curso da civilização. Aos 34, nascido da pequena burguesia interiorana, Martinho Lutero [...] dava aula na Universidade de Wittenberg e era orador da igreja local. Profundo estudioso das Sagradas Escrituras, convencido de que apenas a fé em Deus leva à salvação, Lutero se opôs à venda de indulgências* a pecadores promovida pela Igreja Católica – prática cada vez mais popular.
BASTOS, Jorge. Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/poder/2017/500-anos-de-reforma-protestante/martinho-lutero/>.
Acesso em: 29 maio 2018. Adaptado.
Glossário
Eclesiástica: relativo à Igreja, como instituição estabelecida; eclesial.
Indulgências: remissão total ou parcial das penas temporais cabíveis para pecados cometidos, que a Igreja concede.
Motim: rebelião, organizada ou não, contra qualquer autoridade civil ou militar instituída, caracterizada por atos explícitos de desobediência, de não cumprimento de deveres, de desordem.
Com base no texto, é possível afirmar que as atitudes de Lutero somente foram possíveis porque estavam inseridas em um contexto de: