Leia o trecho da obra A estrela que nunca vai se apagar, da família Earl.
De um cartaz intitulado “Entrevista da turma”, aqui estão algumas das perguntas que Esther respondeu sobre sua vida como aluna do quinto ano.
P.
Apelidos?
R.
Estee, Star.
P.
Paraíso?
R.
Acho que vai ser perfeito e tudo vai ser mais do que legal!
EARL, Esther; EARL, Lori; EARL, Wayne. A estrela que nunca vai se apagar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
A resposta de Esther “Acho que vai ser perfeito e tudo vai ser mais do que legal!” está em linguagem coloquial. Uma forma de transcrevê-la em linguagem formal, segundo a norma-padrão, é:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.
HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).
Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(UEFS) O reconhecimento de que os genes ocupam posições características no cromossomo e de que essas são segregadas pela meiose possibilitou aos sucessores de Mendel fornecer uma explicação física para o seu modelo de herança. Logo tornou-se evidente que a associação de genes com cromossomos também possui outras consequências genéticas. Pesquisas, no início do século XX, demonstraram que nem sempre os padrões de herança genética refletem o que foi enunciado por Mendel a partir de suas conclusões.
Das heranças listadas nas alternativas, a que apresenta um padrão que não está de acordo especificamente com a lei da segregação independente dos caracteres é a:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(PUCRJ) Sobre uma superfície horizontal sem atrito, duas partículas de massas m e 4m se movem, respectivamente, com velocidades 2v e v (em módulo) na mesma direção e em sentidos opostos. Após colidirem, as partículas ficam grudadas.
Calcule a energia cinética do conjunto após a colisão, em função de m e v.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir. Pequenos e já conectados à rede Crianças brasileiras lideram uso da Internet e do Facebook, revela pesquisa em dez países. Rio - As crianças brasileiras são as mais conectadas do mundo. No país, o índice dos pequenos que já têm Facebook é o triplo da média mundial. Além disso, a maioria das pessoas de 6 a 9 anos usa a Internet. Especialistas alertam que o controle dos pais é fundamental para evitar o mau uso da rede.[...] Fábio Barbirato, coordenador da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio, afirma que tablets e smartphones não são danosos se usados de forma controlada. Ele alerta que os pequenos podem passar, no máximo, três horas por dia com os aparelhos. “Errado é quando o equipamento é usado como babá, impedindo o contato da crianças com pessoas”, disse, acrescentando que os principais danos são sobrepeso, falta de convívio social, problemas de aprendizagem e memória. Sobre o Facebook, ele critica o fato de crianças terem acesso à rede, já que há um limite mínimo de idade. “Muitas vezes, pais me procuram achando que o filho é viciado, mas na verdade, falta um controle maior deles”. [,,,] Disponível em: < http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-01-27/pequenos-e-ja-conectados-a-rede.html>.Acesso em: 06 out.2014. (Fragmento)
Enunciado:
Diante do alerta feito pelos especialistas sobre o uso da rede por crianças, afirma-se que
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Helping Teens Deal With Fears About the Future As your teenager looks beyond high school to life ahead of him, he may have fears about his future. And if your child has learning and attention issues, his path may seem especially uncertain. But if you can understand his fears, you can also help him manage them. Teenagers’ view of their futures evolves over time. From ages 13–15, they’re usually focused on their own needs and concerns. As they move through high school, from about ages 15–18, they start to dabble in adulthood. And when they’re 18–23, most young adults finally understand that their future success is up to them. As teens move toward young adulthood, they often feel the pressure of too much change in too short a period of time. This can lead to feeling worried or afraid. For example, they may fear: - Losing the support of parents and family as they become more independent. - Taking on the responsibilities of adulthood. It takes courage to face these fears. But facing them builds self-esteem. Running from fear (when there’s no real danger) can erode self-respect. Fear also has a function: It forces your child sit up and notice when something important is happening inside or around him. The best thing you can do for your child is to honor his fears. Anxiety is common among young adults with learning and attention issues. That’s because many of them have experienced frustration and confusion in school. Your child may expect failure. So new situations may cause him more anxiety than they do other people. […] By Victoria Scanlan Stefanakos. Understood for Learning & Attention Issues Available at: https://www.understood.org/en/school-learning/choosing-starting-school/leaving-high-school/helping-teens-deal-with-fears-about-the-future Accessed on: oct. 30, 2015.
Enunciado:
What does the text say about each of these topics? Point out the author’s position for each of these items.
- a) Condition for parents help teenagers manage their fear: ___________________________________________
- b) Focus of 13/15-year-old teenagers: ___________________________________________________________
- c) Discovery of 18/23-year-old young adults: ______________________________________________________
- d) Function of fear: __________________________________________________________________________
- e) Most common fears of teenagers: ____________________________________________________________