Enunciado:
Os contornos das placas de trânsito que aparecem nas imagens lembram figuras geométricas. Escreva nas linhas qual figura geométrica cada placa lembra.
Disponível em: < http://www.tecdiario.com.br/placas-de-transito/>. Acesso em: 28 dez. 2015.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e caro.
MORAES, D. S. L.; JORDAO, B. Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana.
Saúde Pública, São Paulo, v. 36, nº. 3, Jun. 2002 (adaptado).
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(UTFPR) A raiz da equação
é igual a:
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
Leia o poema.
A harmonia das cores
Acordo,
e mais um dia monocromático.
Abordo,
um cheiro aromático.
Encontro, cinco cores
E logo surge um pincel na minha mão.
Já percebi, meus amores!
Vou fazer delas uma linda composição.
Então decido sair para o jardim
e começar por pintar aquela relva.
“Azul”, digo para mim
e ela assim se revela.
Para o céu dito: “Verde!”,
e o meu grito nele se ergue.
Pinto o sol,
de vermelho
e o cântico do rouxinol,
obtenho.
Faltam-me duas cores.
O branco, de muitos odores,
na minha casa estanco.
Deixando o amarelo,
para as nuvens de algodão.
E como fica belo,
naquele céu de agrião.
O verde do céu,
completa o vermelho do sol.
E como cedeu,
aquele dia outrora mole.
O azul da relva,
Realça a minha linda casa neutra
e faz parceria com o verde do céu.
E como a magia me eleva,
e faz deste mundo tão meu.
Agora sim! Não irei mais dormir,
o meu sonho realizei,
num criar por as cores sentir.
A harmonia das cores. Disponível em: <luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=194769>. Acesso em: 3 maio 2017.
Com base nas informações do poema e em seus conhecimentos, como é possível identificar a mistura de cores?
- História | 6.03 Revolução Industrial
[1] A Exposição Universal de Paris (1900) comprovava
o triunfo da ciência e a soberania da máquina. A luz venceu o
limite da noite e instaurou as 24 horas como o novo tempo da
[4] cidade. A arte se afastava do mundo burguês à procura de uma
nova clientela. Era preciso tornar-se autêntica, “autárquica”,
“pura”. A busca dessa pureza motivou os artistas do século XX
[7] a uma procura incessante, cujo resultado se comprova na
produção de obras que deram corpo a uma notável revolução
cultural.
P. E. Grinberg e A. A. da Luz. Revoluções artístico-culturais no século XX. In: F. C. T. da Silva (Org.). O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 305 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
O objetivo das chamadas exposições universais, iniciadas no século XIX, era demonstrar a força criadora e a capacidade produtiva dos países que delas participavam, no contexto de acirrada competição econômica e científica nos séculos XIX e XX.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Analise as imagens a seguir, com crianças em diferentes atividades.
Disponível em: <http://www. fazendaarcoiris.com.br>. Acesso em: 8 jan 2013.
Disponível em: http://www.dw.de/futebol-de-rua-pela-cidadania acesso em 8 janeiro 2013
Enunciado:
Após observar as imagens, descreva uma semelhança e uma diferença entre elas.