Para resolver a questão, analise o calendário lunar a seguir.
Disponível em < http://www.vaztolentino.com.br/conteudo/594-CeU-DO-MeS-JANEIRO-2012>. Acesso em 23 nov. 2012.
Explique a forma de contagem do tempo que deu origem a esse calendário.
Questões relacionadas
- Biologia | 05. Embriologia
Assinale a alternativa correta a respeito dos ovos de diferentes espécies animais.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Morte e vida Severina
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,
e iguais também porque o sangue
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia.
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (fragmento).
Nesse fragmento, parte de um auto de Natal, o poeta retrata uma situação marcada pela:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(PUCRJ) Leia.
I. Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação.
II. Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda, mas sua velocidade se mantém constante.
III. O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe luminoso passa de um meio mais refringente para outro menos refringente.
São corretas as seguintes afirmações
- Ciências - Fundamental | 02.4. Os estados físicos dos materiais
Nos rótulos dos alimentos, a data de validade indica até quando eles podem ser consumidos, sem que nos provoquem problemas de saúde. Passado esse tempo, pode ocorrer o desenvolvimento de fungos e bactérias que produzem toxinas prejudiciais ao nosso organismo.
Essas toxinas, quando ingeridas, podem provocar
- Física
As relações entre os respectivos alcances horizontais Ax, Ay e Az das bolas X, Y e Z, com relação à borda da mesa, estão apresentadas em:
CONSIDERE:
Três bolas − X, Y e Z − são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes das massas e das velocidades iniciais das bolas.
Bolas
Massa
(g)
Velocidade inicial
(m/s)
X
5
20
Y
5
10
Z
10
8