(PUCRJ) Leia.
I. Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação.
II. Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda, mas sua velocidade se mantém constante.
III. O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe luminoso passa de um meio mais refringente para outro menos refringente.
São corretas as seguintes afirmações
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema Cidadezinha Qualquer,do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão. Cidadezinha qualquer
Carlos Drummond de Andrade
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, Meu Deus. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/conteudo/poemas.htm>. Acesso em: 20 out. 2012.
Qual o recurso poético utilizado no verso “ Devagar... as janelas olham”?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Maria Maria
Mas é preciso ter força,
é preciso ter raça,
é preciso ter gana sempre [...]
Mas é preciso ter manha,
é preciso ter graça,
é preciso ter sonho sempre.
Quem traz na pele essa marca,
possui a estranha mania
de ter fé na vida.
Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 10 fev. 2020.
Nos versos, o eu lírico faz referência a uma “marca na pele” que tem relação estreita com a fé que se tem na vida. Depreende-se, dos versos, que ter fé na vida pressupõe
- Geografia | 6.5 Indústria
“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.
“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.
(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)
Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente da (do)
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
Leia o texto a seguir.
A análise da formação social das Minas surge agora sob novo ângulo: uma economia de baixos níveis de renda distribuídos de maneira menos desigual do que na região açucareira, originando, pelo seu baixo poder de concentração, uma estrutura social mais aberta. Daí o número de pequenos empreendedores e o mercado maior constituído pelo avultado contingente de homens livres, homens esses, entretanto, de baixo poder aquisitivo e pequena dimensão econômica. A constituição democrática da formação social mineira poderia assim se reduzir numa expressão: um maior número de pessoas dividia a pobreza.
MELLO E SOUZA, Laura. Opulência e miséria das Minas Gerais. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 47. (Fragmento)
A autora procura argumentar que a formação social na região das Minas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um banho propicia ao indivíduo um momento de conforto e reenergização. Porém, o desperdício de água gera prejuízo para todos.
Considere que cada uma das cinco pessoas de uma família toma dois banhos por dia, de 15 minutos cada. Sabe-se que a cada hora de banho são gastos aproximadamente 540 litros de água. Considerando que um mês tem 30 dias, podemos perceber que o consumo de água é bem significativo.
A quantidade total de litros de água consumida, nos banhos dessa família, durante um mês, é mais próxima de