Texto base: Analiza el gráfico a seguir. Disponible en: <https://hermannespagnol.files.wordpress.com/2012/05/el-tiempo-libre_prof.jpg> Acceso el: 9 dic. 2015.
Enunciado:
Con base en el grafico, compara las informaciones y pon las proporciones adecuadas en número (porcentaje) para representar que hacen los españoles jóvenes en su tiempo libre. Debes poner entre 10% y 90% por ciento. Enseguida contesta ¿Qué hacen la mayoría de los jóvenes españoles en el tiempo libre?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Texto base:
Disponível em: < http://www.demetal.org.br/img_adm/CHARGE_17032009_122057.jpg.>. Acesso em: 14 jun. 2014.
Enunciado:
Relacione a imagem acima com a grande industrialização dos últimos anos no Brasil.
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações a seguir.
Nas últimas décadas, os irlandeses vivem uma conflituosa relação junto às leis que determinam a submissão do país aodomínio britânico. Sob a alegação das diferenças religiosas e culturais, o grupo irlandês terrorista chamado IRA (sigla em inglês para “Exército Republicano Irlandês”) vem atuando por meio de sequestros, assassinatos e outros atos de vandalismo que consolidaram uma tensa relação entre as autoridades britânicas e o país em questão.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/. Acesso em 18 abr. 2012. (Fragmento adaptado)
A Questão Irlandesa acabou abrindo espaço para a formação de grupos terroristas, como o IRA.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=O+IRA+(Ex%C3%A9rcito+Republicano+Irland%C3%AAs)&hl=pt-BR&prmd. Acesso em 18 abr. 2012.
As características históricas da eclosão do grupo terrorista IRA estão relacionadas com
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
AVENTURAS DE UM FUSCA APAIXONADO
Toda manhã, Herbie, o Fusca, levava Daniel para o trabalho. E, toda manhã, ia alegre, cumprimentando seus amigos com sonoras buzinadas. Ele tinha amigos de todo o tipo; ônibus, caminhões, táxis, carrocinhas de sorvete, escavadeiras... Herbie gostava de todos eles.
Uma tarde, quando Daniel e Herbie voltavam para casa, viram a nova vizinha que tinha se mudado para a casa do lado. Daniel achou-a muito bonita e pensou que tinha que dar um jeito de falar com ela.
Nisso, o Fusca abanou suas portas – o que significava que tinha gostado da ideia. Só que não era pela moça, não! O Fusca estava de olho no lindo fusquinha amarelo que a moça tinha estacionado ali, em frente da casa. Assim, sem mais nem menos, ele piscou várias vezes para o carro amarelo e buzinou.
A moça entrou rapidamente em casa e bateu a porta.
De noite, Daniel não fez outra coisa senão pensar na sua vizinha. Será que ela tinha mesmo ficado muito zangada? No dia seguinte, teria que pedir desculpas pelo mau comportamento de Herbie.
No outro dia, já a caminho do trabalho, Daniel parou num sinal fechado bem ao lado da sua vizinha. Quando Herbie viu o fusquinha amarelo, não teve dúvidas! Seu capô logo deu um salto de emoção e seu motor disparou! Daniel, é claro, ficou vermelho, vermelho. Depois disso, o Fusca não parava de pensar no fusquinha. Até esquecia das ruas onde deveria entrar e nem prestava atenção por onde estava passando.
Numa tarde, Daniel viu a vizinha muito triste, sentada na porta da sua casa.
- Eu sou o Daniel. Posso ajudar?
- Eu sou a Ana. Estou preocupada mesmo. Alguém roubou meu carro!
- Que coisa horrível! – gritou Daniel. – Vamos já, já, dar queixa na delegacia. Venha!
Herbie abriu a porta para Ana entrar. Mais do que depressa, lá se foram eles pelas ruas movimentadas da cidade até chegar à delegacia de polícia.
Herbie tentou esperar que Daniel e Ana voltassem, mas simplesmente não conseguiu. O fusquinha amarelo estava em apuros e ele não podia ficar parado ali. Com um tremendo ronco, saiu para procurar. Andou pela cidade toda e olhou nos estacionamentos e garagens e... nada de encontrar o fusquinha!
De repente, Herbie viu o que procurava. O fusquinha vinha correndo muito e cruzou com Herbie. Herbie deu meia-volta e, a toda velocidade, foi atrás do fusquinha. Começava a caçada! Herbie foi seguindo o fusquinha correndo cada vez mais. Então, ele buzinou para os seus amigos pedindo ajuda e todos entraram na perseguição.
(...)
(Fonte: Aventuras de um fusca apaixonado. Coleção Beija-flor. São Paulo, Editora Abril, 1976 - adaptação)
O fusquinha amarelo tinha sumido.
a) O que aconteceu com ele?
b) O que Ana e Daniel fizeram para encontrá-lo?
c) O que Herbie fez para encontrá-lo?
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
A turma do 5.° ano da professora Beatriz realizou uma pesquisa sobre o meio de transporte utilizado para os alunos irem à escola. Foram entrevistados 100 alunos.
Esses dados foram registrados na tabela abaixo.
Qual dos gráficos a seguir representa os dados da tabela?
- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
De manhã, estavam 15 crianças brincando no parquinho. Chegaram mais 5 e, no final da manhã, 8 crianças foram embora.
Ficaram no parquinho, ao final da manhã,