Texto base: Analiza el gráfico a seguir. Disponible en: <https://hermannespagnol.files.wordpress.com/2012/05/el-tiempo-libre_prof.jpg> Acceso el: 9 dic. 2015.
Enunciado:
Con base en el grafico, compara las informaciones y pon las proporciones adecuadas en número (porcentaje) para representar que hacen los españoles jóvenes en su tiempo libre. Debes poner entre 10% y 90% por ciento. Enseguida contesta ¿Qué hacen la mayoría de los jóvenes españoles en el tiempo libre?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir.
Crédito: AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989. p. 47.
Durante o período republicano, a sociedade romana era injusta porque
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
Uma espira circular está imersa em um campo magnético criado por dois ímãs, conforme a figura abaixo. Um dos ímãs pode deslizar livremente sobre uma mesa que não interfere no campo gerado. O gráfico da figura, a seguir, representa o fluxo magnético através da espira em função do tempo.
O intervalo de tempo em que aparece na espira uma corrente elétrica induzida é de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNICENTRO) A crise na usina nuclear Daiichi, de Fukushima, despertou preocupações sobre os efeitos para a saúde da exposição à radiação.
(COMO..., 2011) (QUAIS SÃO..., 2011).
Com base nos conhecimentos sobre níveis de radiação e sobre as formas de como pode ameaçar a saúde, é correto afirmar:
- Geografia | 7. Geopolítica
“A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].”
Magnoli, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653, grifo nosso.
As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas
I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional.
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio de milícias armadas local que ignoram o poder central.
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional.
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola.
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Geografia | 2. Cartografia
Analise os mapas temáticos hipotéticos.
Considerando os métodos de representação da cartografia temática, pode-se afirmar que o mapa temático