Explicaê

01

Leia o texto a seguir.

 

“A ditadura como um todo nos relegou uma cultura do medo instalada no sentido de que determinados assuntos não podem ser debatidos”, afirma o presidente da Comissão Nacional de Anistia e secretário nacional do Ministério da Justiça, Paulo Abrão [...]. Outro legado negativo daqueles anos de chumbo é parcela da atual corrupção brasileira, que conseguiu se instalar naquele tempo em função da censura, uma vez que ninguém poderia “questionar as autoridades públicas”. Segundo Paulo, “a dignidade do perseguido político necessita ser resgatada e restaurada no local onde ela foi ferida no seio daqueles que os estigmatizaram no passado causando sofrimento”. Analisando o motivo pelo qual o espólio das ditaduras do Brasil e seus vizinhos foram conduzidos de forma tão diversa, explica: “É evidente que Argentina e Chile fizeram muito na área de memória, mas o Brasil hoje possui, sem nenhuma dúvida, o maior programa de reparações já empreendido desde o final da II Grande Guerra, além de estar avançando na consolidação de políticas de segurança cidadã. Realmente existem déficits, mas é importante procurarmos olhar para nosso processo como diferente, e não como inferior a de nossos vizinhos”.

 

Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3786&secao=358>. Acesso em: 15 jun. 2016.

 

a) Identifique quais foram as heranças deixadas pela ditadura militar à sociedade brasileira após o seu fim.

b) Explique por que é importante para uma determinada sociedade investir em formas de lidar e preservar, criticamente, a memória de determinados períodos históricos.


Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.