Materiais:
- 4 cartolinas emendadas umas nas outras no sentido horizontal ou 2m de papel
- Fita crepe.
- Tinta nanquim.
- Trinchas de diferentes espessuras.
- Água.
- Copinhos plásticos de cafezinho para colocar a tinta.
- Papel colorset
- Tesouras sem ponta.
- Cola branca.
Desenvolvimento:
1 - Em cada copinho, misture quantidades distintas de tinta nanquim de modo a obter diferentes tonalidades, indo do tom mais escuro ao mais claro.
2 - Cada criança receberá um copinho e uma trincha.
3 - Disponha as crianças sentadas em volta do papel maior, cada uma com sua trincha e seu copinho de tinta.
4 - Todos observarão a linha que o colega desenha sobre o papel.
5 - Marque o tempo em que cada aluno realizará o desenho de sua linha no papel.
6 - Distribua o tempo de forma que seja possível realizar a troca dos copinhos e das trinchas entre os alunos a fim de que eles realizem linhas de diferentes espessuras e tonalidades.
7 - Antes de fazerem sua linha, os alunos deverão caminhar ao redor do papel, observando o que já foi desenhado. Para executar o registro da linha sobre o papel, eles deverão caminhar sobre ele. Depois de pronto, deixar secar.
9 - Depois de seco o papel, monte uma rodinha com as crianças para que sejam observados os movimentos realizados a fim de pensar que tipos de imagens eles poderiam recortar para colar sobre o desenho: peixinhos? estrelas? flores?, animais?, pontos de diferentes tamanhos?, pontos cheios e vazados?, outras linhas de diferentes tamanhos e espessuras?
10 - Cada aluno recortará, então, a imagem que desejar no papel colorset preto e fixará com cola o recorte sobre a pintura.
11 -Exponha o resultado na escola.
Observações:
As sugestões dadas no item 9 do desenvolvimento poderão também ser utilizadas sem distinção.