São dados os pontos A, B, C e D, além das circunferências de centro O 1 e O 2, que se tangenciam no ponto T.
A circunferência que tangencia externamente as duas circunferências dadas passa pelo ponto:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e analise a imagem.
A composição étnica da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de origens étnicas variadas, como a indígena, européia e africana. (Trecho adaptado)
Disponível em: < http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil-/>. Acesso em: 07 jan. 2013.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-/>. Acesso em: 07 jan. 2013.
A influência dos grupos étnicos no espaço brasileiro pode ser identificado
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia o texto. Sem dúvida desde 1492 até aqui, o processo de globalização do capitalismo tem avançado e sempre se revestiu de máxima importância na sua dinâmica. De fato, a globalização sempre fez parte do desenvolvimento capitalista desde o início. E é importante entender as razões disso. A acumulação do capital tem sempre uma importante dimensão geográfica e espacial. HARVEY, David. O problema da globalização. Revista Novos Rumos n. 27. 1998.
O autor afirma que a mencionada globalização do capital, desde 1492, e o consequente crescimento do capitalismo até os dias de hoje se relacionam intrinsecamente com a dimensão geográfica e espacial. De que maneira isso ocorre?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
CASA DE VÔ
Beatriz Vichessi Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não.
Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente.
Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.
Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
– Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e o tapete, em exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.
Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.
– Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova.
Vovô explica sua invenção:
– Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando: “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços.
Eu começo.
– Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos.
– Não!
– Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
– Não!
Ouço um barulho de chaves, Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
– Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.
– Agora não, minha riqueza. Vovó vai descansar.
Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
Sigo.
– Pisei?
– Pisei?
E nada.
Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço da vitória.
– Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele.
– O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
– E por que o senhor não me avisou? A poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
– Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. REVISTA NOVA ESCOLA.
Enunciado:
Segundo o narrador da história, todo avô e toda avó possuem características semelhantes. Preencha o quadro com as características apontadas pelo narrador.
Três características que todo avô tem
Três características que toda a avó tem.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A Declaração dos Direitos da Criança tem 10 princípios sendo um deles:
Mas, o relatório do UNICEF aponta que, no Brasil, existem 680 mil crianças fora da escola.
Escreva dois motivos que dificultam o acesso à escola no Brasil, apesar das crianças terem direitos à educação gratuita.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Advérbio
Leia para responder à questão.
A palavra “prontamente” (linha 5) significa: