Simplificando-se a expressão , em que x ≠ 3 e x ≠ 23, obtém-se:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
TEXTO II
Quadrinista surda faz sucesso na CCXP com narrativas silenciosas
A área de artistas independentes da Comic Con Experience (CCXP) deste ano é a maior da história do evento geek, são mais de 450 quadrinistas e ilustradores no Artists’ Alley.
E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas na fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como “narrativas silenciosas”. São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra.
A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem.
E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).
O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos
- História | 5.7 Iluminismo
(PUC-RJ) Em meados do século XVIII, diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas para um programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir em nome da “maior felicidade dos povos”, estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas.
Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de D. José I e de seu ministro Pombal em Portugal.
II. Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade aos projetos absolutistas dos monarcas e o da liberdade à oposição antiabsolutista.
III. Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Terça é dia de Veneza revelar as atrações de seu festival anual, cuja 77ª edição começa no dia 2 de setembro, com a dramédia “Lacci”, do romano Daniele Luchetti, seguindo até 12/9, com 50 produções internacionais e uma expectativa (extraoficial) de colocar “West Side Story”, de Steven Spielberg, na ribalta.
FONSECA, R. À espera dos rugidos de Veneza. O Estado de S. Paulo, jul. 2020 (adaptado).
Os parênteses podem ser empregados como recurso expressivo em um determinado contexto. Nesse texto, o uso dos parênteses revela a intenção de
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) O Brasil foi privilegiado com uma dádiva da natureza: rios que podem “produzir” energia renovável, limpa e de baixo custo. O país tem um potencial hidráulico de 260 GW disponíveis para geração de energia, mas nem todo aproveitável, dos quais somente um terço é utilizado até agora. Ainda assim, vem enfrentando ameaças de racionamento, não tão graves, mas persistentes. Nossas barragens regularizavam um período médio de cinco anos de chuva, incluindo os anos secos. As novas barragens estão sendo construídas para uso a fio d’água, ou seja, se chove, temos energia, se não chove, não a temos. A insegurança do sistema levou à busca de alternativas, como, por exemplo, a energia eólica e a energia solar. A energia dos ventos tornou-se acessível em termos de custo; a solar, ainda não. (MASCARENHAS, 2013, p. B7).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, o potencial hidráulico brasileiro não aproveitável até então, estimado em quilowatts, é da ordem de
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UCS) Os dias dos carros com luzes azuis estão contados, pois, desde 1º de janeiro de 2009, as lâmpadas de xenônio (Xe), não podem mais ser instaladas em faróis convencionais. Mesmo que as lâmpadas azuis possibilitem três vezes mais luminosidade do que as convencionais, elas não se adaptam adequadamente aos refletores feitos para o uso com lâmpadas convencionais, podendo causar ofuscamento à visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário e possibilitando, assim, a ocorrência de acidentes.
Quantos elétrons o gás xenônio apresenta na camada de valência?