Jânio Quadros foi o maior fenômeno eleitoral do Brasil. Vereador, deputado estadual, prefeito, governador, deputado federal — afora o Senado, ele galgou todos os cargos eletivos existente. Nada por nomeação. De professor secundário a presidente da República, sua ascensão política demandou apenas 13 anos. Subiu a rampa do Planalto aos 44 anos. Saiu pela garagem, por vontade própria, antes de completar 45.
(Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/arquivo/2011/08/25/>.
Acesso em: 21 abr. 2012.)
Considerando o fragmento e o que você estudou sobre o governo Jânio Quadros, aponte a alternativa correta.
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(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Os níveis de desigualdade construídos historicamente não se referem apenas a uma questão de mérito individual, mas à falta de condições iguais de oportunidades de acesso a educação, trabalho, saúde, moradia e lazer. As pesquisas mostram que há um grande abismo racial no Brasil, e as estatísticas, ao apontarem as condições de vida, emprego e escolaridade entre negros e brancos, comprovam que essa desigualdade é fruto da estrutura racista, somada à exclusão social e à desigualdade socioeconômica, que atinge toda a população brasileira e, de modo particular, os negros.
MUNANGA, K.; GOMES, N. L. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004 (adaptado).
O conjunto de ações adotado pelo Estado brasileiro, a partir da última década do século XX, para enfrentar os problemas sociais descritos no texto resultaram na
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As figuras mostram dois experimentos. No primeiro, foram colocados em um frasco e agitados com uma colher volumes iguais de mel, água, óleo e álcool etílico. Após alguns minutos, podia-se verificar que o sistema tinha duas fases (1). No segundo experimento, foram colocados, lentamente e sem agitação, os mesmos volumes de mel, água, óleo e álcool etílico. Pôde-se observar que, dependendo da ordem de adição de cada componente, o sistema permaneceu com quatro fases (2).
As propriedades de líquidos e soluções que justificam os resultados obtidos nos experimentos 1 e 2 são
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Mais de 100 mil mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Somos o segundo país do mundo com maior número de casos e mortes. Seguimos há mais de 80 dias sem um titular no Ministério da Saúde. O governo federal não demonstra nenhuma sinalização de que está em busca de alguém para ocupar o cargo. Apenas um terço da verba destinada para o combate à pandemia foi utilizado, segundo aponta auditoria do Tribunal de Contas da União.
Qual a mensagem que o Governo de Jair Bolsonaro quer passar com isso? Como nós, brasileiros devemos nos sentir com tamanha falta de cuidado? “Vamos tocar a vida”, declarou o presidente diante do número de mortes.
Nós da Catraca Livre não vamos apenas “tocar a vida” como se esse quadro fosse normal. Nosso compromisso em informar e levar as orientações de cuidado para que você, leitor, possa cumprir com a sua parte de cidadão em meio à pandemia, se reforça a cada dia.
Deixamos aqui nossa solidariedade a cada brasileiro que perdeu um ente querido em meio à pandemia do novo coronavírus.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 22 ago. 2020.
O texto apresenta uma reflexão crítica sobre a situação do Brasil em relação à pandemia. Para evidenciar um posicionamento crítico diante da situação apresentada, o escritor fez uso de
- Física
Um automóvel e um ônibus trafegam em uma estrada plana, mantendo velocidades constantes em torno de 100Km/h e 75Km/h respectivamente. Os dois veículos passam lado a lado em um posto de pedágio. Quarenta minutos 2/3 de hora depois, nessa mesma estrada, o motorista do ônibus vê o automóvel ultrapassá-lo. Ele supõe, então, que o automóvel deve ter realizado, nesse período, uma parada com duração aproximada em minutos de :
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNIT)
A lei de velocidade ou lei cinética de uma reação química é uma expressão matemática que evidencia a proporcionalidade entre velocidade de uma reação e concentrações molares de reagentes, elevadas a expoentes determinados experimentalmente. A tabela em destaque mostra alguns dados experimentais de concentrações e de velocidades da reação elementar entre o monóxido de nitrogênio, NO(g) e o hidrogênio, H2(g), à determinada temperatura.
A partir da análise dessas informações, dos dados da tabela e da equação química, é correto afirmar: