Leia as informações e analise o mapa que mostra a distribuição industrial e energética do Japão.
A falta de espaço para as atividades necessárias ao desenvolvimento do país fez os japoneses avançarem sobre o mar, por meio de construções de aterros onde foram instalados portos e zonas industriais.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=japão+industrialização&hl=pt-BR&biw=1280&bih=705&prmd=imvns&source=lnms&tbm. Acesso em 22 abr. 2012.
A distribuição industrial Japonesa apresenta-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Leia o texto.
Causas das migrações
O deslocamento de grupos de pessoas de um país para outro ou de certas áreas para outras, dentro de um mesmo país, é geralmente causado por condições difíceis de vida. Esses deslocamentos são chamados migrações.
Causas econômicas podem provocar a saída de parte de uma população, quando, por exemplo, em um país ou área superpovoada não há alimento ou trabalho suficiente para todos. Também causas políticas, como revoluções e guerras, levam as populações a procurarem, em outras regiões, condições de vida mais tranquilas. Fatores desfavoráveis da natureza do solo e do clima, grandes enchentes, secas prolongadas, podem também forçar movimentos de emigração em massa.
A vinda de muitos europeus e asiáticos para o Brasil foi determinada por causas políticas e econômicas em seus países de origem.
HOLLANDA, S. B. de e outros. História do Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1972. vol. 2. p. 118.
A palavra “migrações” significa
- História | 5.7 Iluminismo
Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo:
1. O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.
2. O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola.
3. A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional.
4. A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação.
5. Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 2.4 Cinética Química
Manchete do jornal o Estado de São Paulo em 23.04.2014: “Gás metano produzido por vacas é usado para abastecer veículos”. Cientistas argentinos desenvolveram tecnologia para aproveitar o gás metano gerado pelos bovinos, que tem efeito estufa na atmosfera do planeta.
Pesquisando o gás metano, um grupo de estudantes da UECE realizou, em laboratório, uma combustão e coletou os dados da tabela abaixo:
Tempo
(min)
[CH4]
(mol/L)
[CO2]
(mol/L)
0
0,050
0
10
0,030
0,020
20
0,020
?
Com os dados da tabela, a velocidade média da reação entre 0 e 20 minutos foi determinada com o valor:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O ácido sulfúrico (H2SO4) é um dos ácidos mais utilizados em industrias e em laboratórios. O resíduo ácido gerado pelo seu uso pode provocar sérios danos ao meio ambiente.
Em um laboratório, gerou-se uma grande quantidade de resíduo ácido a partir do ácido sulfúrico, o qual necessita ser neutralizado para o seu descarte. O técnico desse laboratório tem a sua disposição cinco substâncias: CaO, K2SO4, NaHSO4, CH3CH2OH e C5H9CONH2.
Qual dessas substâncias é a adequada para realizar esse tratamento?
- Espanhol - Fundamental | 3.06 Indefinidos y Numerales (Indefinidos e Numerais)
Marca o pronome indefinido que completa a oração abaixo:
“___________ alumnos vinieron hablar sobre la evaluación”