Texto base: Leia a letra da música. Tudo que vai Capital Inicial [...] Tudo que vai Deixa o gosto, deixa as fotos Quanto tempo faz Deixa os dedos, deixa a memória Eu nem me lembro mais Fica o gosto, ficam as fotos Quanto tempo faz Ficam os dedos, fica a memória Eu nem me lembro mais [...] Disponível em: <http://letras.mus.br/capital-inicial/6792/>. Acesso em: 25 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
A concordância verbal é um importante elemento na construção de textos claros e coesos. Na música “Tudo que vai”, há duas construções parecidas, mas que apresentam concordâncias diferentes: “deixa as fotos” e “ficam as fotos”.
Explique o porquê dessas concordâncias.
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UEFS) O Instituto Butantã, em São Paulo, deverá construir uma unidade dedicada à produção da vacina contra dengue, até o final de 2016, segundo anunciou o diretor do instituto Jorge Kalil. Até junho de 2017, a unidade estará preparada para a produção da vacina, desenvolvida em parceria entre o Butantã e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH).
A unidade, que também poderá ser usada na produção de uma futura vacina contra o vírus da Zika, terá capacidade de produzir 30 milhões de doses de vacina de dengue por ano. Hoje, o Instituto Butantã já produz as vacinas de dengue que vêm sendo usadas nos testes clínicos por uma fábrica menor, com capacidade de 500 mil doses por ano. (INSTITUTO BUTANTÃ ....., 2016.)
A partir das informações contidas no texto e com os conhecimentos acerca do mosquito da dengue, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a seguir. Disponível em: <http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=tarefa&wq=1100>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
A charge procura ironizar
- História
Considere as afirmativas abaixo sobre as origens do feudalismo europeu entre os séculos V e VIII.
I. Os confrontos militares provocados, no século V, pelas invasões sucessivas de povos germânicos, pressionados pelos Hunos desde o oriente, apresentavam características desconhecidas para os exércitos romanos, pois os variados contatos econômicos e culturais anteriores com os ditos bárbaros eram de caráter estritamente pacífico.
II. Os reinos germânicos, até o século VII, em geral foram monarquias bastante frágeis, com regras de sucessão mal definidas e guiadas por dois sistemas legais diferentes: o romano, a que se submetiam os habitantes de origem romana; e o germânico, inicialmente um sistema oral e, depois, escrito.
III. Os primeiros povos germânicos convertidos ao cristianismo eram seguidores da seita de origem oriental conhecida como arianismo, o que manteve sua religião diferente do cristianismo romano e concorreu para tornar mais lento o processo de fusão entre os dois povos até o século VIII.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Química | 2.8 Radioatividade
“Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear. A central nuclear é a instalação industrial própria usada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que, através de uma reação nuclear, produzem calor. Nessas centrais existe um alto grau de segurança, devido à matéria-prima radioativa empregada”.
Fonte: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/uso-energia-nuclear.htm>.
A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: 10470099
Texto para a questão. A mania nacional da transgressão leve Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses “miniabusos” irresistíveis, apesar de causarem “minidanos” e/ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade. Alguns pequenos delitos – fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro – diminuem a qualidade de vida em pequenas, mas significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: “Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros”. No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito [...], na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade. Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria. KEEP, Michael. A mania nacional da transgressão leve. Disponível em:
<www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2608200412.htm>. Acesso em: 23 jul. 2018.
Enunciado:
A primeira frase contendo a opinião do autor é: