Anda fugido, desde o dia 18 de outubro de 1854, o escravo crioulo de nome FORTUNATO,
de 20 e tantos anos de idade, com falta de dentes na frente, com pouca ou
nenhuma barba, baixo, reforçado, e picado de bexigas que teve há poucos anos, é
muito pachola, mal encarado, fala apressado e com a boca cheia olhando para o chão:
costuma às vezes andar calçado intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato
Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações
da roça, donde é natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na corte ao seu
senhor Eduardo Laemmert, rua da Quitanda, no 77, receberá 50U000 de gratidão.
Vocabulário:
Picado – marcado; que apresenta cicatriz.
Bexigas – feridas.
Pachola – preguiçoso.
Forro – livre.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Cordel resiste à tecnologia gráfica
O Cariri mantém uma das mais ricas tradições da cultura popular. É a literatura de cordel, que atravessa os séculos sem ser destruída pela avalanche de modernidade que invade o sertão lírico e telúrico. Na contramão do progresso, que informatizou a indústria gráfica, a Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelistas do Crato conservam, em suas oficinas, velhas máquinas para impressão dos seus cordéis.
A chapa para impressão do cordel é feita à mão, letra por letra, um trabalho artesanal que dura cerca de uma hora para confecção de uma página. Em seguida, a chapa é levada para a impressora, também manual, para imprimir. A manutenção desse sistema antigo de impressão faz parte da filosofia do trabalho. A outra etapa é a confecção da xilogravura para a capa do cordel.
As xilogravuras são ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira. A origem da xilogravura nordestina até hoje é ignorada. Acredita-se que os missionários portugueses tenham ensinado sua técnica aos índios, como uma atividade extra-catequese, partindo do princípio religioso que defende a necessidade de ocupar as mãos para que a mente não fique livre, sujeita aos maus pensamentos, ao pecado. A xilogravura antecedeu ao clichê, placa fotomecanicamente gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, que era utilizada nos jornais impressos em rotoplanas.VICELMO, A. Disponível em: www.onordeste.com. Acesso em: 24 fev. 2013 (adaptado).A estratégia gráfica constituída pela união entre as técnicas da impressão manual e da confecção da xilogravura na produção de folhetos de cordel:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Vamos nos arrepender daqui um século?
Mãozinhas que deviam estar pegando no lápis ou nos brinquedos pegam no pesado. Aos seis anos, já têm calos do trabalho em lavouras, pedreiras, carvoarias, fábricas, olarias. Em condições insalubres, muitas vezes com riscos de acidente ou de vida. São inúmeros os comprometimentos físicos e psíquicos provocados nas crianças que, em vez de brincar, trabalham.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e do Adolescente; setores da sociedade se mobilizam contra ele, mas os números preocupam. No Brasil, quase três milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio), de 1999.
A organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT apoia diversos projetos para prevenção e erradicação do trabalho infantil. O certo é que, daqui a um século, quando a humanidade olhar para trás, reconhecerá que o trabalho infantil nos causou grandes danos, tal como a escravidão dos séculos 17 a 19.
ANDREATO, Elifas Andreato Comunicação Visual, Ano 3, n.26, maio 2001. Disponível em: http://[email protected] . Acesso em: 9 out. 2012.
A reportagem é um gênero textual do universo jornalístico. Identifique no texto duas características desse gênero textual.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESC)
O cladograma ilustra a evolução dos seres vivos a partir da classificação em Domínios proposta por Carl Woese.
A partir da análise da ilustração e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificação biológica, pode-se afirmar: