(FUVEST) A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos.
(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)
A partir do texto, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UNESP) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT) Considere um circuito elétrico constituído por uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r, e um resistor de resistência elétrica igual a 8,4Ω percorrido por uma corrente de intensidade igual a 1,0A. Substituindo-o por outro resistor de 1,2Ω, a intensidade da corrente passa a ser de 2,0A. Nessas condições, a força eletromotriz e a resistência interna da bateria são respectivamente iguais, em V e Ω, a
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el poema de Mario Benedetti y contesta.
¿Qué les queda a los_________?
¿Qué les queda por probar a los________
en este mundo de paciencia y asco?
¿sólo grafitti? ¿rock? ¿escepticismo?
también les queda no decir amén
no dejar que les maten el amor
recuperar el habla y la utopía
ser jóvenes sin prisa y con memoria
situarse en una historia que es la suya
no convertirse en viejos prematuros
¿qué les queda por probar a los________
en este mundo de rutina y ruina?
¿cocaína? ¿cerveza? ¿barras bravas?
les queda respirar/abrir los ojos
descubrir las raíces del horror
inventar paz así sea a ponchazos
entenderse con la naturaleza
y con la lluvia y los relámpagos
y con el sentimiento y con la muerte
esa loca de atar y desatar
¿qué les queda por probar a los__________
en este mundo de consumo y humo?
¿vértigo? ¿asaltos? ¿discotecas?
también les queda discutir con dios
tanto si existe como si no existe
tender manos que ayudan/abrir puertas
entre el corazón propio y el ajeno/
sobre todo les queda hacer futuro
a pesar de los ruines de pasado
y los sabios granujas del presente.
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/mario-benedetti-que-les-queda-a-los-jovenes.htm. Acceso el 10 de agosto de 2011. Adaptado.
Marca la alternativa que presenta la correspondencia correcta.
- Arte - Fundamental | 07. Cultura e Arte Popular
1 - Comece perguntando aos alunos sobre gestos que eles conhecem do cotidiano. Deixe que cada um se manifeste livremente.
1.1 - Veja aqui alguns gestos vinculados a diferentes culturas:
DE MÃOS LIMPAS
Saudação mais comum no Ocidente, sobretudo entre os homens, o aperto de mão também é usado para selar acordos. A origem do gesto é incerta, mas acredita-se que tenha surgido para demonstrar que ambas as partes estavam desarmadas - já balançar as mãos seria um meio de descobrir se não havia armas escondidas na manga da camisa do seu “amigo”!
DÁ UMA CURVADINHA
O ato de curvar-se diante da pessoa é usado pela galera de vários países orientais, como Japão e Coreia. Além de sinal de saudação, pode significar respeito, gratidão ou até um pedido de desculpas. A curvadinha também pode ser acompanhada de um aperto de mão
TUDO ZEN
Usado principalmente na Índia, mas também em outros países asiáticos, o famoso Añjali Mudra - pequena reverência com as mãos juntas do peito - pode ser feito em silêncio ou acompanhado da palavra “namastê”, que em sânscrito significa “o Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você”.
OI, MAMÃE!
O velho e bom tchauzinho é um dos gestos mais comuns no mundo, sendo utilizado para cumprimentar de longe, em momentos rápidos, ou, ainda, ao se despedir de alguém. Acredita-se que sua origem seja parecida com a do aperto de mão, como demonstração de que a galera está desarmada.
ALOHA!
Popularizado pela galera do surfe, em geral o shaka ou hang loose é feito junto com uma balançadinha da mão. No Havaí, diz-se que o gesto surgiu com um cara chamado Hamana Kalili, que perdeu os três dedos do meio num moedor de açúcar e, com isso, seu aceno de mão passou a ter apenas o polegar e o mindinho. Surfistas e crianças simpatizaram com a coisa e, em pouco tempo, já era uma tradição no país, se espalhando pelo mundo.
SINAL DE AMOR
O cumprimento ILY surgiu a partir da língua dos sinais de deficientes auditivos nos EUA, onde significa I Love You. Mas ele só espalhou mesmo como uma saudação corriqueira, nos EUA e Canadá, a partir do final dos anos 60, quando foi adotado pela galera hippie do “paz e amor”.
NA ABA DO MEU CHAPÉU
A saudação em que se levanta dois dedos até certa altura da cabeça - mais ou menos onde seria a aba de um chapéu - é comum na Austrália e nos EUA. Mas só entre os homens, já que sua origem é esta mesmo: vem da época em que os homens tocavam ou tiravam o chapéu ao cumprimentar alguém.
CONTINÊNCIA, VOLVER!
Feita por militares em todo o mundo, a saudação surgiu no fim da Idade Média, quando cavaleiros precisavam erguer o visor do elmo para se identificar. O movimento com a mão na testa logo passou a ser usado também na presença de soberanos, sendo incorporado mais tarde à disciplina militar.
JOINHA!
O dedão para cima é outra saudação quase universal. Mas o “joinha” já teve outro significado ao longo da história. Na Antiguidade, por exemplo, representava desaprovação. Há até uma polêmica em torno de seu uso no Coliseu, em Roma. Em vez de um sinal para poupar a vida de um gladiador, alguns estudiosos dizem que plateia usava o dedão para cima quando queria a morte pela espada, escondendo o dedão caso quisesse salvar a pele do cara.
2 - Em seguida, proponha aos alunos a seguinte reflexão: sabemos que o nosso corpo fala, no entanto podemos falar através do corpo de maneiras diferentes? Quando isto acontece?
- Neste momento é importante conduzir o pensamento dos alunos para o contexto de que existem gestos usados para produzir mensagens triviais, mas existem também gestos carregados de significados. São aqueles capazes de fazer toda a diferença dentro de um contexto, quando utilizados. Sendo assim, o gesto difere do ato. Agir é fazer, realizar, de forma individual ou coletiva, mas o gesto é, sobretudo, significar. Veja o que diz a respeito o texto abaixo:
"O gesto está prenhe de significação; o gesto gesta uma pletora de sentidos, dados (pela sensação, como materialidade) e produzidos (pelo signo). De um entendimento de gesto meramente motor – significado em parte por códigos de ordem sócio-histórica e cultural, podemos o gesto como uma forma-força expressiva. A intensidade dessa experiência, da beleza do gesto, faz brotar uma narrativa na forma de um sentimento de encantamento, plenitude e serenidade, reforça a hipótese de que a experiência estética produzida, disparada pelo gesto – compreendido como ato estético –, faz ver de maneira mais clara, luminosa e distinta o real [simbolizado e imaginado] que se lhe impõe. O entendimento de que o gesto constitua [como ato estético] uma ação simbólica de efeito estético – por natureza infinitamente variada – transfere ao gesto uma pluralidade de sentidos possíveis, plenos, intensos, consistentes (Galard, 2008, p. 52-53). O gesto permite redimensionar o sentido e a função do ato, das ações, das condutas humanas diante da simbolização dos modos de ser, de identificar-se, de conduzir-se perante o outro; de adotar, enfim, uma arte que avalie, retrabalhe e recomponha a ação humana como gesto que a torne plenamente consciente e responsável por seus efeitos – sejam eles previstos, imprevistos ou não previsíveis." (Texto adaptado de A dimensão performativa do gesto na prática docente, de autoria de Marcelo de Andrade Pereira.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/12.pdf.
3 - Pergunte agora aos alunos se eles podem relatar aos colegas gestos que presenciaram ou realizaram que, tocaram ou transformaram, de alguma forma suas vidas. Deixem que relatem uns aos outros estas memórias.
4 - Em seguida apresente a eles algumas imagens vinculadas ao teatro. Fixar as imagens no quadro e listar logo abaixo de cada uma as impressões que elas despertaram nos alunos:
Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/breves-cenas-de-teatro-para-todo-o-brasil/
Disponível em: http://acroatico.blogspot.com.br/2010/04/teatro.html
Disponível em: http://www.guarulhosnoticias.com.br/portal/index.asp?InCdSecao=3&InCdEditoria=7&InCdMateria=1904&Exposi%E7%E3o+%93Palco%94+retrata+cenas+do+teatro+paulistano
Disponível em: http://www.lixeiradourada.com/2009/08/203-teatro-filmado.html
5 - Pergunte a seus alunos qual a importância dos gestos na vida de um ator de teatro, cinema ou televisão. Seria a capacidade de transformar um texto em gesto, a qualidade essencial ao artista?
6 - Convide agora, cada aluno a compor uma cena em que fique evidente um gesto elaborado por ele. Em seguida, cada aluno, de posse de sua máquina fotográfica, fará registros dos gestos e falas elaboradas pelos colegas. (Se julgar enriquecedor, o professor poderá escolher um poema, ou vários, para inspiração dos alunos).
7 - Ao final, as fotos poderão ser montadas em slides ou em uma bela exposição impressa que poderá ser apresentada na escola.
Referência:
Gestos em diferentes culturas:
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-gestos-de-saudacao-mais-usados-no-mundo>.
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ESPCEX) “Em fins do Século XVIII, enquanto a Inglaterra se industrializava rapidamente, a França era ainda um país agrário. [...]
Enquanto isso, na França, vigorava ainda uma organização social baseada em estamentos — chamados estados, ou ordens —, herdada da Idade Média.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
Sobre o tema, leia as afirmações abaixo.
I. O primeiro estado era constituído pela nobreza.
II. O clero estava subdividido em alto clero e baixo clero.
III. O terceiro estado lutava pela abolição dos privilégios e por igualdade de tratamento em relação à nobreza e clero.
IV. Os sans-cullottes eram os pobres que não tinham os privilégios da nobreza.
V. A Assembleia Nacional era composta por representantes dos três Estados, que possuíam igualdade de votos.
Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos.