No final dos anos 80 algumas nações começaram a se preocupar com as questões ambientais, visto que a degradação ambiental representa um risco iminente para a estabilidade da nova ordem mundial.
São soluções plausíveis
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
(UEL) A biometria é utilizada para a identificação pessoal e apresenta as seguintes características: universalidade, imutabilidade, facilidade de coleta e aceitação pública. A utilização das impressões digitais para reconhecimento biométrico oferece segurança e eficácia, podendo substituir os cartões e as senhas que se usa no dia a dia.
Adaptado de: MAZI, R. C.; PINO JUNIOR, A.
Identificação biométrica através da impressão digital usando redes neurais artificiais. Anais do XIV Encita. 2008.
Suponha que esse processo seja constituído de duas etapas: na primeira, o usuário tem seu polegar digitalizado e a imagem gerada é transformada em um padrão matemático; na segunda, esse padrão é comparado em um banco de dados de usuários para se determinar a quem pertence a imagem digitalizada. Suponha também que o padrão matemático armazenado seja a equação da elipse central presente no polegar direito e que o banco de dados de usuários contenha as entradas a seguir.
Um desses usuários teve o polegar direito digitalizado e as propriedades da elipse central E (ilustrada na figura) são as seguintes:
- A elipse E passa pelo ponto (1,0)
- A elipse E não intercepta o eixo y
- A elipse E intercepta o eixo x em apenas um ponto.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o usuário a quem pertence a digital.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Apresente aos alunos a obra do artista Antony Gormley:
Disponível em: http://artetropia.blogspot.com.br/2012/05/antony-gormley-relacao-do-corpo-com-o.html
Disponível em: http://secretlexicon.blogspot.com.br/2009/06/antony-gormley.html
2 - Caro professor, você poderá encontrar outras imagens surpreendentes deste artista no Google Imagens, por exemplo. Poderá então completar esta galeria de imagens sobre ele a partir de uma escolha mais intimista.
3 -
Antony Gormley nasceu em Londres em 1950. Depois de estudar no colégio Ampleforth, Yorkshire, ele completou licenciatura em antropologia, arqueologia e história da arte no Trinity College, Cambridge , entre os anos de 1968-71. Após a sua graduação, Gormley viajou para a Índia e Sri lanka para estudar o budismo durante três anos. Em seu retorno a Londres, em 1974, ele estudou na Central School of Art e faculdade de Goldsmith, antes de completar um curso de pós-graduação em escultura na Slade School of Art entre 1977 e 1979.
O trabalho de Gormley tem revivificado a maneira como nos apropriamos da forma humana. Freqüentemente usando seu próprio corpo como objeto de seu trabalho, Gormley faz uso inovador do sentido corpo: instrumento de memória e transformação, explora o corpo coletivo e a relação entre o eu e o outro. Sua investigação sobre a condição humana foi concretizada em aclamadas instalações em larga escala, como Massa Crítica (1995), Loteamento (1997), Inside Austrália (2002), Campo de Domínio (2003), Another Place (2005), e Luz Cegos (2007).
Sua obra no Lago Ballard é impressionante. 51 esculturas foram dispostas no lago de sal australiano, de cerca de 185 quilômetros. Lake Ballard é o site da instalação (2002) "Inside Austrália". O trabalho foi encomendado para marcar as comemorações dos 50 anos do Internacional Perth Festival de Artes em 2003. É constituída por 51 esculturas, derivadas de varreduras a laser dos habitantes de Menzies. As esculturas foram fundidas a partir de uma liga que contém molibdênio, vanádio e titânio, metais encontrados na rocha Arqueano da Austrália Ocidental. As esculturas são colocadas em uma área de cerca de 10 quilômetros quadrados sobre o lago.
Tai Nunes, adaptado de várias fontes
4 - Observe como a obra de Gormley não apenas diz respeito ao corpo e sua relação com o espaço como também sugere o desdobramento orgânico deste corpo. Veja, por exemplo, nesta obra:
Parece inevitável associar as formas às células do corpo humano. Veja bem como o artista cria um elo entre o que está dentro do corpo e o que está fora dele quando obriga os visitantes a se deslocarem em diferentes movimentos para dentro da instalação.
5 - Após conhecerem a obra de Gormley, sugira ao alunos que, em dupla, realizem sobre o papel kraft desenhos de seus corpos em diferentes posições e que preencham as formas encontradas com tinta. Cada dupla deverá realizar dois desenhos, ou seja, um aluno desenhará o corpo do outro.
Observações:
1- Um desdobramento desta atividade pode ser, ao contrário da tinta, o preenchimento da imagem desenhada por materiais inusitados escolhidos pelas duplas: de papel picado a purpurina, tecidos, tampinhas de garrafa pet ou de latinhas, enfim, como os alunos preferirem.
Referências:
Imagens de obras de Antony Gormley:
Disponível em: http://entretenimento.uol.com.br/album/2012/05/16/artista-ingles-antony-gormley-espalha-suicidas-em-predios-do-centro-de-sao-paulo.htm#fotoNav=28
Disponível em: http://artetropia.blogspot.com.br/2012/05/antony-gormley-relacao-do-corpo-com-o.html
Site oficial do artista:
Disponível em: http://www.antonygormley.com/?utm_source=weibolife.appspot.com
Vídeo sobre o Lago Ballard:
Disponível em: http://vimeo.com/14210604
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/pikerslanefarm/sets/72157616512621278/
- Biologia
(UEL) Quanto à localização do esqueleto, o ouriço-do-mar é comparável a um
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: No Brasil, há crianças de todos os tipos. O Brasil também tem recebido crianças de muitas partes do mundo. Crianças que passaram por guerra, por perseguição política ou religiosa, ou por estarem fugindo da miséria. Crianças cheias de histórias. Disponível em <http://www.ecycle.com.br/> Acesso em: 30 de out. de 2015.
Enunciado:
Imagine que em sua escola sempre chegam novos colegas de diferentes lugares e condições socioeconômicas. O que você pode fazer para melhorar a vida dessas crianças?
- Arte
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo