Texto base: Leia os textos. TEXTO I Duo Ainda colocava dois pratos na mesa. GABRIEL, André Luis. Disponível em: <http://www.minicontos.com.br/?apid=4633&tipo=2&dt=0&wd=&titulo=Duo>. Acesso em: 03 abr. 2015. TEXTO II Predicado é tudo aquilo que se atribui ao sujeito. SACCONI, L. A. Nossa gramática – teoria e prática. 18. ed. (revista e atualizada). São Paulo: Atual, 1994. p. 296.
Enunciado:
Considerando que a definição de predicado tem como base a noção de sujeito, no miniconto, a oração “Ainda colocava dois pratos na mesa”
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com. Acesso em 15 fev. 2020.
O ser humano apresenta comumente a postura de observar objetos, espaços, ideias, situações a partir de sua ótica. A principal atitude criticada na tirinha sobre esse processo é
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(FUVEST 2009 1ª FASE) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.
Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em
- Química | 1.7 Gases
(IFSP) Um cilindro hermeticamente fechado, cuja capacidade é de 2 litros, encerra 5Kg de nitrogênio (N2) Assinale a alternativa que apresenta o volume contido neste cilindro ao ser liberado para a atmosfera nas CNTPs.
Dados: Volume molar= 22,4L ; N= 14 u
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia o texto. Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão de obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade. A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, principalmente nas regiões de fronteira agrícola, são casos de fazendeiros que, em suas terras, reduzem trabalhadores à condição de escravos - crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 31 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo governo federal. Privação de liberdade e usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade e a liberdade de pessoas. Escravidão é violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se um proprietário de terra a utiliza como instrumento de opressão, deve perdê-la, sem direito a indenização. Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação. É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 120 anos, os senhores congressistas podem tornar-se parte da história, garantindo dignidade ao trabalhador brasileiro. Pela aprovação imediata da PEC 438/2001! Até o momento: 125.223 pessoas aderiram ao Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo em sua versão em papel, que está circulando em todo o país. Outros 55.525 assinaram pela internet. Total até agora: 180.748 assinaturas coletadas Assine agora:
Nome completo:
RG/Órgão emissor:
E-mail:
Cidade:
UF:
País:
Disponível em: <http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/>. Acesso em: 08 maio 2015.
Enunciado:
O abaixo-assinado é um texto produzido quando há a necessidade da união de pessoas em torno de um interesse comum.
Levando em conta a situação enunciativa que envolve esse tipo de texto, explique por que há a necessidade de se exigirem outros dados além da simples assinatura de quem adere ao abaixo-assinado.
- Geografia | 3.4 Clima
(ACAFE) Leia as afirmações a respeito dos elementos naturais do território brasileiro e da ação desenvolvida pelos seus habitantes.
I. Os escudos cristalinos constituem formações muito antigas desgastadas pela erosão que cobrem no Brasil cerca de 64% do território, onde aparecem recursos minerais como carvão, petróleo e ferro.
II. As áreas em que os processos de erosão superam os de sedimentação correspondem a maior parte da superfície do território brasileiro.
III. A Amazônia – um gigantesco domínio, encaixado entre os Andes e os planaltos Brasileiro e Guianense – pela sua posição geográfica recebe forte entrada de energia solar e apresenta baixa amplitude térmica anual, além de ser drenada pela bacia hidrográfica do rio Amazonas e coberta por uma formação florestal latifoliada, densa e heterogênea.
IV. O subtropical é o clima brasileiro que registra uma queda mais acentuada das temperaturas durante o inverno, época em que a neve pode chegar a cair a partir das chuvas orográficas e convectivas resultantes da entrada da massa de ar Polar Atlântica que vai de encontro a massas de ar quente do quadrante sul.
V. O fator antrópico está presente no processo de degradação do espaço geográfico e, no caso brasileiro, as transformações impostas pelo homem foram e são mais intensas nas regiões economicamente mais desenvolvidas, onde sobressaem a retirada da vegetação, a ocupação em encostas, os deslizamentos, cheias violentas, entre outros.
Todas as afirmações corretas estão em: