exto base:
Enunciado:
Escritas deste modo, as frases “então eu não fiquei por perto para discutir“ (l. 15-16) e “rezei para que [...] ele tivesse tomado todas as vacinas” (l. 16-17) dão ao leitor a ideia de que o autor está descrevendo a cena com um toque de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galpão do boi Garantido, o do coração vermelho, todos se esmeram (nunca usam o verbo caprichar) para preparar um espetáculo que supere o do rival. No ano passado, foi o Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputa de bois-bumbá do famoso Festival de Parintins, que todo final de junho atrai cerca de cem mil pessoas para a doce ilha situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da torcida caprichosa, “alegoristas”, passistas e percussionistas preferem não dizer que uma nova vitória está garantida. Dizem, sim, com todas as letras, que está assegurada.
Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.
(FUVEST 2009 1ª FASE) De acordo com o texto, a escolha das palavras “esmeram” e “assegurada” é motivada pelo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: O texto que se segue é um editorial, texto jornalístico que abre os jornais ou as revistas, geralmente, apresentando fatos ou reportagens que fazem parte desses exemplares.
Enunciado:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNIT) Os transformadores são equipamentos imprescindíveis aos atuais sistemas elétricos de energia de todo mundo. De acordo com essa informação, o funcionamento de um transformador é baseado:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Tinta guache – várias cores
- Folhas de papel ofício
- Folhas de árvores
- Plástico para forrar as mesas
-Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- Nesta aula as crianças vão trabalhar a impressão com folhas.
- Com antecedência, pedir as crianças para levar folhas de árvores de diversas formas e
tamanhos para a aula. OBS: o professor vai marcar o dia que estas folhas serão entregues.
- O professor deverá fazer grupos de 04 alunos.
- Forrar a mesa.
- Pegar uma bandeja de isopor e pedir para as crianças pingarem várias cores de tinta.
( 03 pingos de cada cor).
- Depois, com o palito de picolé, misturar as cores.
- Em seguida, as crianças vão pressionar a folha na tinta e logo após carimbar esta
folha na folha de papel. Levante cuidadosamente a folha do papel.
- O professor deverá auxiliar as crianças nesta hora.
- Pronto, está feita a impressão.
- Agora é só deixar as crianças carimbarem vários tipos de folhas nos papéis, criando
estampas bem legais.
- Mostrar as crianças que cada carimbada sai uma forma diferente, apesar de usar a
mesma folha repetidamente.
- Depois de muitas carimbadas, peça as crianças para fazerem um registro sobre o que
acharam mais interessante nesta atividade.
- Faça uma exposição nos corredores da escola.
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNIME) No ano de 2005 no Texas, a passagem do furacão Rita deixa cidades sem eletricidade. É comum que geradores — utilizados em casos de falta de energia elétrica — queimem óleo diesel. Nas combustões completas, tem-se CO2 e água como produtos. Mas, se não há oxigênio suficiente, acontece a queima incompleta. Assim, todos os anos, milhares de pessoas são vítimas do CO2. Admita-se uma família dormindo em um ambiente pouco ventilado, com alta concentração do gás CO2, por volta de 100ppm, ilustrada graficamente
A tendência do que deve ter ocorrido com o pH sanguíneo dos membros da família, após a ligação do gerador, está identificada na alternativa: