Na Idade Média, um mesmo cavaleiro podia ser vassalo de um suserano e um suserano de outro cavaleiro. O vassalo de um vassalo de determinado cavaleiro também era vassalo do mesmo cavaleiro. E se um cavaleiro fosse vassalo de dois suseranos que entravam em guerra? Nesse caso, prevalecia o princípio da “homenagem lígia”.
(Vainfas, 2010.)
Nesse contexto medieval de suserania e vassalagem, é correto afirmar que “homenagem” era
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos.
Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).
Essa resistência tem ocorrido porque os(as)
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIT)
Em uma fábrica de refrigerante, durante o processo de engarrafamento da bebida, adiciona-se dióxido de carbono, CO2 (g), sob pressão, e, após algum tempo, o equilíbrio químico, representado pela equação química, é estabelecido.
A análise desse equilíbrio químico com base nessas informações e nos conhecimentos sobre termoquímica, é correto afirmar:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A glicose é a principal fonte de energia nas células humanas, portanto, sua presença em todas as células é de fundamental importância.
Considerando o mecanismo de transporte da glicose para dentro da maioria das células, o gráfico que representa a velocidade de transporte, em função da concentração de glicose fora da célula, é:
- Física
As armaduras de um capacitor plano, distanciadas entre si de 1,00 mm, estão submetidas a uma d.d.p. de 1,67 kV. Em um certo instante, um próton (m = 1,67 ×10-27 kg; q = + e = 1,60 × 10-19 C) chega ao ponto A com energia de 3,34 × 10-1 MeV, segundo a direção orientada do eixo x. O ponto A é a origem do sistema de referências. No ponto de abscissa x = 4,00 mm,a ordenada de sua posição é, segundo o referencial indicado na figura,aproximadamente igual a:
Desprezaros efeitos gravitacionais e os efeitos relativísticos
Dado:1 MeV = 1,6 × 10-13
- Língua Portuguesa
Como a imprensa deve noticiar episódios violentos? Que imagens e informações devem vir a público? Como tratar os assassinos e publicar seu perfil? Divulgar ou não fotos e imagens do massacre?
Difícil, a meu ver, encontrar justificativa para publicar a imagem dos assassinos mortos ensanguentados. É simples traçar paralelo com outras decisões jornalísticas de não publicar corpos em situações que causam repulsa e horror. Grupos estudiosos e de apoio a vítimas de massacre defendem que se restrinja a visibilidade dos autores desses tipos de crime, dando poucos detalhes dos métodos utilizados e evitando publicidade às mensagens deixadas como espécie de testamento.
Existem recomendações restritivas para casos como suicídio e sequestro, por exemplo. Defendo direito à publicação do máximo possível de informações relevantes. Ressalte-se: relevantes. Não defendo publicar tudo a qualquer preço, em busca de audiência e espetacularização. Não se trata, claro, de não noticiar massacres. O desafio é descobrir como equilibrar o interesse público em um tiroteio em massa com o interesse público em reduzir o crime de imitação.
COSTA, P. C. Folha de S.Paulo. 17 mar. 2019. [Fragmento]
No texto, a articulista discute a responsabilidade jornalística na cobertura de massacres e mortes violentas. Dos trechos a seguir, aquele que apresenta marcas informativas, por meio de seus modalizadores, é: