Referente a vacinas, assinalando os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Vacinas compõem-se de bactérias, de vírus ou, ainda, de micro-organismos patogênicos inteiros, enfraquecidos ou mortos, que são introduzidos em animais.
( ) Vacinas simulam infecções patogênicas, pois desencadeiam a produção de um agente infeccioso que deixará o organismo imune ou resistente ao agente verdadeiro.
( ) O organismo vacinado é protegido graças à memória imunológica, a qual reconhecerá o agente patogênico em futuras infecções, aumentando a eficiência do sistema imune para combatê-lo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações EcológicasOs gráficos registram resultados de um experimento em que os pesquisadores cultivaram plântulas de três árvores da América do Norte — bordo doce, bordo vermelho e freixo branco — em solos diferentes. Duas amostras de solo foram coletadas de um local onde a erva-alheira estava crescendo, e uma dessas amostras foi esterilizada. As outras duas amostras de solo foram coletadas de um local livre da erva-alheira, e uma delas foi igualmente esterilizada. Após quatro meses de cultivo, os pesquisadores colheram as partes aéreas e raízes e determinaram a biomassa seca. As raízes foram também analisadas quanto à porcentagem de colonização por fungos micorrízicos arbusculares. A erva-alheira, Alliaria petiolata, foi introduzida na Nova Inglaterra a partir da Europa durante o século XIX e tem invadido florestas por todo o leste e centro dos Estados Unidos.(CAMPBELL, 2010, p. 797)A caracterização que melhor expressa o conceito de espécie exótica invasora, exemplificada pela Alliaria petiolata na Nova Inglaterra, é a que:
- Química | 4. Química Ambiental
(UNIC)
A energia é vital para o ser humano, a começar pela energia retirada dos alimentos na nutrição. Desde os primórdios, quando aprendeu a manipular o fogo para cozinhar os alimentos e se aquecer, o ser humano foi aumentando, cada vez mais, o consumo de energia. Durante muitos séculos, contou apenas com a energia da força física, dos animais domesticados e da queima da lenha. A queima da madeira foi a principal fonte de energia, na Europa, até o século XVIII, quando o aumento do consumo trouxe a preocupação com a devastação das florestas europeias. Atualmente, as principais fontes de energia no mundo são os combustíveis fósseis: o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, como mostram as matrizes energéticas de produção e de consumo de energia no Brasil, em 2007, apresentadas nos gráficos.
Com base em uma análise das matrizes da produção e do consumo de energia da atualidade, mostradas nos gráficos e relacionadas à qualidade e à manutenção da vida da espécie humana no Planeta, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Entenda seu ciclo menstrual
Toda menina nasce com até 450 mil óvulos armazenados nos ovários. Na época da primeira menstruação, geralmente entre os 10 e os 14 anos, esses óvulos começam a amadurecer e a ser liberados, um a um, mensalmente. O óvulo é liberado do ovário e cai em estruturas parecidas com franjas na extremidade da tuba uterina (ou trompa de Falópio), que o vão transportando, devagar, com um movimento ondulatório, até o útero. Se no meio do caminho o óvulo for fertilizado por um espermatozoide, ele vai se alojar quando chegar ao útero e se multiplicar até se transformar no bebê e na placenta. Se a fertilização não acontecer, o óvulo será eliminado, junto com o revestimento interno do útero - o que compõe sua menstruação.
Disponível em: http://brasil.babycenter.com/preconception/tentativas/entenda-seu-ciclo-menstrual. Acesso em: mar. 2012.
Sobre o processo descrito no texto é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O documentário O menino que fez um museu, direção de Sérgio Utsch, produção independente de brasileiros e britânicos, gravado no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato foi premiado em Londres, pela Foreign Press Association (FPA), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888.
De acordo com o diretor, O menino que fez um museu foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas. O documentário conta a história de um Brasil profundo, desconhecido até mesmo por muitos brasileiros. É apresentado com o carisma de Pedro Lucas Feitosa, 11 anos.
Quando tinha 10 anos, Pedro Lucas criou o Museu de Luiz Gonzaga, que fica no distrito de Dom Quintino. A ideia surgiu após uma visita que o garoto fez, em 2013, quando tinha 8 anos, ao Museu do Gonzagão, em Exu, Pernambuco. Pedro decidiu criar o próprio lugar de exposição para homenagear o rei e o local escolhido foi a casa da sua bisavó já falecida, que fica ao lado da casa dele, na rua Alto de Antena.
Disponível em www.opovo.com.br. Acesso em 18 abr. 2016
No segundo parágrafo, uma citação afirma que o documentário "foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas". No texto, esse recurso expressa uma estratégia argumentativa que reforça a
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1 : 25 000, por um período de cinco dias.
Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantação do programa?