Texto base: Analise o mapa a seguir:
Enunciado:
Assinale a alternativa que melhor define o processo de formação das monarquias nacionais.
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Ano
Número de escravos africanos desembarcados no Brasil
1846
64 262
1847
75 893
1848
76 338
1849
70 827
1850
37 672
1851
7 058
1852
1 234
Disponível em: www.slavevoyages.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queiróz que, em 1850,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o fragmento de texto a seguir. Os problemas relacionados com a terra, a industrialização, a moradia, o desemprego, a educação e a saúde do povo – eis os pontos para cuja solução, juntamente com a restauração das liberdades públicas e da democracia política, se teriam encaminhado resolutamente nossos esforços [...]. Um governo revolucionário, depois de fixar suas parcelas, como donos, os 100 mil pequenos agricultores que hoje pagam renda, dedicar-se-ia a resolver definitivamente o problema da terra. CASTRO, Fidel. A história me absolverá. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. (Fragmento)
Enunciado:
A Revolução Cubana foi um dos principais acontecimentos que marcaram os anos da Guerra Fria. Considerando este contexto, responda:
a) Identifique no discurso de Fidel Castro quais são os principais fatores que motivaram o início da Revolução.
b) Analise o impacto da Revolução Cubana para o acirramento das disputas que marcaram a Guerra Fria.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uefs)
( ) A 2-feniletilamina é uma amina secundária.
Julgue o item acima:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais:
- Livros de história diversos
- Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
- Papel sulfite branco
- Canetinhas de várias espessuras e cores
- Música: “Imaginação” – Marcos Valle
Desenvolvimento:
1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.
2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.
3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.
4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...
5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.
6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:
IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)
O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /
De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /
A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /
Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /
Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /
Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /
Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /
Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.
7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.
8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.
9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O país das maravilhas é um país imaginário?
10 – E se o país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:
- Quem mora lá?
- Onde ele fica?
- Como se chega lá?
- O que se come?
...e deixe as crianças criarem livremente.
Referências:
“Imaginação” – música de Marcos Valle:
- Biologia | 09. Botânica
(Fgv ) Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amido no parênquima amilífero. Já o parênquima clorofiliano é responsável pela síntese de glicose.
Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofilianas dos vegetais estão situadas em órgãos diferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende