Explicaê

01

 Materiais:

 

  • Livros de história diversos
  • Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
  • Papel sulfite branco
  • Canetinhas de várias espessuras e cores
  • Música: “Imaginação” – Marcos Valle

     

Desenvolvimento:  

1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.  

   

2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.  

   

3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.  

   

4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...  

   

5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.  

   

6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:  

   

              IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)  

   

O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /  

De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /  

   

A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /  

Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /  

   

Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /  

Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /  

   

Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /  

Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.  

   

7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.  

   

8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme   Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.  

   

9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O   país das maravilhas é um país imaginário?  

   

10 – E se o   país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso   país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:  

   

            - Quem mora lá?  

            - Onde ele fica?  

            - Como se chega lá?  

            - O que se come?  

            ...e deixe as crianças criarem livremente.  

   

  Referências:  

      

“Imaginação” – música de Marcos Valle:  

   

  http://www.esnips.com/displayimage.php?pid=886049