Duas cargas puntiformes Q e q são separadas por uma distância d, no vácuo (veja figura). Se, no ponto P, o campo elétrico tem módulo nulo, a relação entre Q e q é igual a:
Dado:
K0 = 9 x109 Nm2/C2
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A) Qual é a origem das naus mencionadas no texto?
B) Transcreva o trecho que as tradições indígenas ainda existem apesar das imposições feitas pelo povo que chegou às naus em 1500.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Descubra como é o Natal nos outros países
Grécia
Tanto na véspera de Natal quanto no Réveillon, as crianças vão às ruas e cantam canções típicas nas casas de familiares e conhecidos.
As músicas são parecidas com as canções natalinas que conhecemos, mas, claro, cantadas em grego. E cada região do país tem letras diferentes para as músicas. Mas o “ show” da criançada não é de graça, porque os adultos costumam retribuir a cantoria com dinheiro.
No Natal, as pessoas (principalmente os mais velhos) vão à igreja bem cedinho, no dia 25, para rezar em agradecimento. Mas este costume não tem sido seguido pelos mais jovens e muitos deles viajam neste dia. Existem muitas festas por todo o país nesse período entre Natal e Ano Novo.
Os gregos fazem mais festa no Ano Novo do que no Natal. Lá, Papai Noel se chama Ágios Vasílis, mas só chega (e com presentes) para a virada de ano.
(Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/album/2012/12/17/descubra-como-e-o-natal-em-outros-paises.jhtm>. Acesso em: 22 dez. 2012.)
De acordo com o terceiro parágrafo, muitos jovens costumam viajar no dia do Natal, porque
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Carvão para desenho
- Papel kraft
- Fita dupla face
- Giz de cera
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre grafite x pichação.
- Passar algumas imagens mostrando para as crianças a diferença entre grafite e
pichação.
Disponível: - https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm -
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens- artigos/artigos/2972- grafite-x-picha%C3%A7%C3%A3o-qual-a-diferen%C3%A7a www.google.com.br/imagens - grafite
www.google.com.br/imagens - pixação
- O professor vai colar várias folhas de papel kraft, sem intervalos, na parede da sala
de aula, formando um enorme painel.
- A partir das imagens mostradas pelo professor, pedir as crianças que criem seu
próprio grafite, se inspirando na imagem/ obra que mais gostou.
- Os desenhos deverão ser feitos com o carvão e depois, se a criança quiser, ela poderá
colorir com o giz de cera .
- Nesta atividade o professor deve interferir o mínimo possível nos desenhos das
crianças incentivando-as a soltar a sua imaginação.
- Depois que o painel estiver todo pronto, o professor vai bater spray para fixação dos
desenhos.
- Fazer uma exposição na escola.
EXPERIÊNCIAS NA ARTE
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
MORIN, E. Le Monde, 8 fev. 2012 (adaptado).
No texto, o sociólogo Edgar Morin, defende uma cultura planetária em detrimento de uma cultura