Gustavo quer preparar um suco seguindo a indicação que sua mãe deixou anotada em um papel.
Porém, Gustavo já havia misturado da maneira errada, colocando 100 mL de suco concentrado para 800 mL de água. Para chegar à mistura na proporção correta, Gustavo deverá adicionar, no seu suco já feito,
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 09. Pontos cardeais
Analise a ilustração que indica o nascente do Sol e o movimento desse astro das 10h às 14h. Observe a seta que indica a direção que um menino está caminhando.
O menino está caminhando no sentido:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o infográfico a seguir.
Disponível em: <http://www <www.meiambienteonline.com.br>.Acesso em: 20 nov. 2012.
Suponha que esse infográfico será publicado no jornal da escola juntamente com informações obtidas pela sua turma quando da realização de uma feira de ciências sobre a água. O coordenador do jornal distribuiu tarefas aos membros da turma, lembrando a todos que, como o jornal é distribuído para toda a escola, certas informações precisam ser detalhadas, para que tanto alunos mais novos como aqueles que não visitaram os estandes no dia da feira possam compreendê-las facilmente.
A você coube a tarefa de elaborar um texto informativo que acompanhará o infográfico na publicação.
Escreva um texto informativo descrevendo estrategicamente as informações do infográfico. Considerando que seu texto será publicado na forma de box, abaixo do infográfico, a fim de garantir que suas informações serão apreendidas de forma completa e adequada pelos leitores do jornal.
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Materiais:
- Colorset colorido
- Cartolina branca no formato A4 - uma para cada aluno
- Tesoura
- Cola
- Lápis grafite
- Imagens apresentadas no desenvolvimento impressas coloridas e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm. (Não faz sentido se as imagens estiverem em preto e branco!)
Desenvolvimento:
1 - Na página 09 do Livro de Arte, encontramos uma obra do artista Volpi cujo tema são os casarios de Santos.
2 - Apresente aos alunos as seguintes imagens:
Pelourinho - Salvador/Bahia – Disponível em: http://www.kenner.com.br/pelas-ruas-do-pelourinho/. Acesso em: set. 2013.
La Boca - Buenos Aires/Argentina - Disponível em: http://www.optimaintercambio.com.br/o-bairro-colorido-de-la-boca-em-buenos-aires. Acesso em: set. 2013.
Alto Bela Vista - Cidade do Cabo/África do Sul - Disponível em: http://www2.uol.com.br/JC/sites/oultimotrem/aviagem002.html. Acesso em: set. 2013.
3 - Convide os alunos a refletir sobre as imagens: a influência da natureza, a beleza das cores, o formato e o tamanho das casas, os habitantes - como seriam, como vivem, o modo como o ambiente interfere nas nossas vidas, a importância da arquitetura, as construções e o entorno, nossa relação com o espaço da cidade - vantagens e desvantagens, erros e acertos e, por fim, realizem uma aproximação com a obra de Volpi.
4 - Se for possível, faça com as crianças um passeio pelo bairro da escola para que fotografem as ruas. Uma foto por aluno. Outra opção é que cada criança tire uma fotografia de sua rua para desenvolver esta atividade.
5 - Após observarem as imagens, bem como as fotografias reveladas pela turma com a apresentação das ruas registradas, é hora de partir para a colagem.
6 - Distribua a cartolina branca e os papéis colorsetes coloridos. Acredito que será muito enriquecedor que as crianças trabalhem em grupo, montando seus trabalhos individualmente a fim de trocarem experiências ao longo do processo.
7 - Cada criança poderá montar sua colagem tendo como referência a sua foto.
8 - Feita a colagem, os espaços em branco poderão ser preenchidos com cola colorida espalhada com o dedo indicador.
9 - Após a secagem, monte os trabalhos sobre colorset preto com margem de 7 cm e realize uma bela exposição. Para compor a mostra, anexe também as imagens apresentadas neste desenvolvimento dos bairros Pelourinho, La Boca e Alto Bela Vista, bem como as fotografias de cada criança. Dê um título instigante à exposição, como "Se esta rua, se esta rua fosse minha..."
Observações:
Se julgar inconveniente a etapa das fotografias, use apenas as imagens do desenvolvimento como referência para a realização dos trabalhos.
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Observe a imagem a seguir para responder a questão.
Disponível em: http://eubragantino.blogspot.com/2009/12/tempo-de-decomposicao-de-residuos.html. Acesso em 05/05/2011.
A partir das informações contidas na imagem sobre o tempo gasto pelos diversos materiais para se decompor, responda:
Por que devemos tomar muito cuidado com o local onde deixamos o nosso lixo?
- Biologia | 12.3 Ciclos BiogeoquímicosAnalisando-se o esquema, que representa o ciclo do nitrogénio sobre a dinâmica, a importância e a contribuição do nitrogênio é correto afirmar: