1. Texto base:
Enunciado:
Vuelve a leer la poesía. A partir de la lectura de la poesía, ¿cómo explicas el título Tiempo sin tiempo? La 2.ª estrofa te puede echar una mano.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os maias possuíam dois calendários, sendo um relacionado a vida religiosa e outro que seguia os eventos da agricultura. Chamado pelos maias de Tzolkim, o calendário religioso possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses (cada mês tinha 20 dias). Esse calendário era orientado pela Lua. Repleto de previsões astrológicas, este calendário estava ligado ao período de gestação dos seres humanos. Os maias acreditavam que este calendário tinha o poder de orientar e reger a vida pessoal (amor, família, trabalho, saúde, etc.) dos indivíduos. Os maias chamavam calendário agrícola de Haab. Possuía 365 dias de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Estes dois calendários não funcionavam separadamente. A cada 52 anos solares, os dois calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. A cada 3.172 anos solares ocorria o encontro do início destes dois calendários. Para os maias, este período simbolizava o recomeço de uma nova Era.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/calendario_maia.htm Acesso em: 19 de nov. 2016.
Enunciado:
a)Identifique os dois calendários maias e aponte as diferenças entre eles.
b)Por que pode-se afirmar que esses dois calendários funcionavam de forma sincronizada.
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial.
Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FUVEST 2006 1ª FASE) Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb. Um espermatócito desse indivíduo sofre meiose. Simultaneamente, uma célula sanguínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética:
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
O México é um país montanhoso, com predominância de altitudes acima de 1000 metros, destacando as Serras Madre Ocidental e a Madre Oriental. Essas montanhas constituem um prolongamento das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos que se estendem por todo o continente americano.
Disponível em: sady.zzl.org/compactos/GeografiaGeral Acesso em: 10 mar. 2012.
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sierra_Madres_of_Mexiko.jpg Acesso em: 10/03/2012
Relacione a origem geológica das cadeias montanhosas mexicanas a sua localização, considerada como uma zona de instabilidade.
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(ESPCEX) Considere as seguintes afirmações:
I – Se uma reta r é perpendicular a um plano a, então todas as retas de a são perpendiculares ou ortogonais a r;
II – Se a medida da projeção ortogonal de um segmento AB sobre um plano a é a metade da medida do segmento AB, então a reta AB faz com a um ângulo de 60º;
III – Dados dois planos paralelos a e b, se um terceiro plano g intercepta a e b, as interseções entre esses planos serão retas reversas;
IV – Se a e b são planos secantes, todas as retas de também interceptam b.
Estão corretas as afirmações