(UEG) Observe a figura a seguir.
Os tipos de projeções cartográficas representados na figura são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(UFSM)
O objetivo do texto é
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Juzgue los próximos ítems, con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior.
Tomar notas es una excelente forma que te ayuda a
identificar los conceptos más importantes vistos en clase.
Aunque te consideres con una buena memoria
sencillamente não vas a conseguir recordar todo lo que el
[5] Prof. Explicó. Mantener un registro permanente donde
puedas consultar más tarde puede ser indispensável a la
hora de escrever un ensayo o de hacer una tarea e incluso en
O momento de fazer o exame da matéria.
Las explicaciones en clase de literatura ofrecen una
[10] Base de información importante acerca de los contenidos
estudiados que incluyen términos literarios, detalles sobre
el estilo del autor en la relación temática entre los trabajos
y las citaciones importantes. El contenido de la explicación
del profesor, de alguna forma, aparecerá en pruebas y en
[15] Los trabajos solicitados de manera menos esperada por los
estudiantes. Esto demuestra la gran importancia que existe
en tomar notas durante la clase.
Internet: (con adaptaciones).
Lo que el profesor enseña en clase, de cierta manera, puede aparecer en las evaluaciones.
- Arte | 1. Introdução
TEXTO I
As imagens da gruta de Chauvet-Pont dArc, descobertas em 1994, na França, revelam representações feitas há 36 mil anos – a primeira manifestação daquilo que conhecemos como arte. O que se sabe é que os “artistas” primitivos dedicaram muito tempo para criar uma arte que intrigaria o futuro. As telas e os murais eram as paredes. Os afrescos, alguns com dez metros de comprimento, registram impressões da alvorada do homem, anseios e medos. Para gravá-los, usaram carvão, argila vermelha e pigmentos. Entre os volumes das paredes, nas saliências e reentrâncias, vislumbraram relevos e perspectivas para representar a musculatura das figuras, recriando o movimento e a ação dos personagens. Toscos que fossem, eram inovadores: fizeram muito mais do que contar histórias.
Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 16 fev. 2021.
TEXTO II
Pintura rupestre na caverna Chauvet, no sul da França.
Na pintura rupestre da caverna de Chauvet, o “fizeram muito mais do que contar histórias” a que se refere o Texto I, manifesta-se na
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Observe a figura abaixo.
Analise as afirmativas abaixo sobre as mitocôndrias e a respiração celular, processo celular fundamental para a vida.
I. As mitocôndrias são organelas membranosas, ou seja, envolvidas por membrana, que ficam imersas no citoplasma das células.
II. Tais organelas são responsáveis pela respiração celular. Esse fenômeno permite à célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos.
III. Dentre os reagentes mais comuns na respiração celular estão as proteínas que são os principais nutrientes energéticos.
IV. Após a respiração celular são produzidos o gás oxigênio e energia.
V. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.
Assinale a opção correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: O trecho, retirado da música Dr. Getúlio, de Chico Buarque e Edu Lobo, mostra uma imagem positiva criada em torno de Getúlio Vargas. Disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/85956/>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Com base na leitura do trecho, explique como foi construída a imagem de Getúlio como o “pai dos pobres” e “pai dos trabalhadores”.