O rato-canguru é um pequeno roedor que vive no deserto. Durante o dia,
esconde-se em tocas profundas e relativamente frias, saindo apenas à noite em busca do alimento. Nos desertos, o dia costuma ser muito quente e a disponibilidade de água é pequena. O rato-canguru está adaptado às condições desérticas, isto é, possui uma série de características que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução naquele ambiente.
Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_evolucao.htm>.
Acesso em: 27 maio 2007.
As características que contribuem para a sobrevivência do rato-canguru no deserto são
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- Matemática - Fundamental | 18. Medidas de Tempo
Leia o texto e responda a questão:
Anderson está treinando para participar das Olimpíadas de Tóquio, que ocorrerá em 2020. Ele tem 16 anos e pratica atletismo, e o seu forte é a corrida. No último treino, ele percorreu 1000 metros em 150 segundos.
Em seu último treino, Anderson percorreu 1 000 metros em 150 segundos, isso equivale a
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Leia o texto a seguir. Você vai conhecer um pouco mais sobre uma escola que tem uma cultura bem diferente da nossa.
NO JAPÃO, ALUNOS LIMPAM ATÉ BANHEIRO DA ESCOLA PARA APRENDER A VALORIZAR PATRIMÔNIO
No Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio.
"Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguém reclama porque sempre foi assim."
Nas escolas japonesas, também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.
Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.
Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/no-japao-alunos-limpam-ate-banheiro-da-escola-para-aprender-a-valorizar-patrimonio.html>. Acesso em: 12 jan. 2016. (Adaptado)
De acordo com o texto, o que torna as escolas japonesas diferentes das escolas brasileiras?
- Geografia | 5.3 Urbanização
QUANDO NÓS MESMOS PRODUZIMOS AS TRAGÉDIAS
A tragédia no litoral paulista teve como causa imediata a excepcional chuva, a maior da história. Mas não podemos tapar o sol com a peneira e achar que apenas as chuvas excepcionais são causa de tamanho drama. O que ocorreu, ocorre e ainda ocorrerá se deve à ação humana. A ocupação do litoral norte de São Paulo é um exemplo desse processo. Escolhido como lugar paradisíaco de descanso dos paulistanos de mais alta renda, foi tendo, ao longo de décadas, suas terras parceladas por empreendedores que, em geral, as compravam de caiçaras ou, simplesmente, ocupavam áreas públicas da serra do Mar para a construção de casas de veraneio nos melhores lugares da orla. Assim, repetindo a lógica de todas as cidades, restou à população trabalhadora (sem a qual o paraíso de veraneio dos mais ricos não existiria) instalar-se nas encostas, nas chamadas ocupações informais. Podemos, sim, culpar as chuvas. Mas, se olharmos só para elas, só nos restará aguardar a próxima tragédia.
JOÃO WHITAKER e GUILHERME WISNIK Adaptado de Folha de S. Paulo, 22/02/2023.
Em relação à tragédia relatada na matéria jornalística, os impactos da ação humana são derivados do seguinte processo:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
36. Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Recebe o nome de micorriza a associação de fungos com raízes de plantas. Essa relação com os fungos auxilia a raiz da planta na absorção de nutrientes presentes no solo. Analise a figura que representa essa associação.
Fonte: www.algosobre.com.br. Acesso: 23 de dezembro de 2010. Adaptado.
EXPLIQUE os processos de intemperismo da litosfera para que os nutrientes estejam disponíveis para a raiz da planta.
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
9. Arte que nos cerca
Materiais:
- Objetos do cotidiano;
- Cartolina;
- Canetinhas;
- Revistas para recortar.
Atividade:
O artista mineiro Paulo Nazareth é hoje um dos grandes nomes da arte contemporânea. Ao ser convidado para a maior feira de arte do mundo, em Miami, resolveu criar um percurso diferente: foi a pé e de carona até lá. Chegou aos Estados Unidos pela fronteira do México. Seu trabalho para a feira foi ainda mais curioso, uma Kombi antiga repleta de bananas. Em seu pescoço, um cartaz com o seguinte escrito: "Não se esqueçam de mim quando eu for um nome importante".
Vamos analisar essa obra um pouco:
A Kombi velha, em desuso, enferrujada estava em um dos maiores polos automobilística do mundo. Sua carga, bananas, é o produto que os Estados Unidos mais exploraram nos países vizinhos e é uma de nossas riquezas naturais do Brasil em abundância. Paulo, com seu próprio corpo, descendente de índio e negros, é uma figura por si só interessante. Sua nacionalidade e a ironia na frase apresentada, além dos materiais que utiliza para a obra, são uma crítica à visão que grande parte do mundo tem de nosso país: que somos atrasados, exóticos, primitivos.
Você concorda com essa visão? Como poderíamos levar a imagem de nosso cotidiano para uma feira de arte no exterior?
A turma deve ser organizada em duplas e cada dupla deve responder essas questões, ilustrando como iriam representar o Brasil em uma feira de arte no exterior.
Exponham os cartazes e façam um debate.
Paulo Nazareth. Disponível em: < http://www.40forever.com.br/wp-content/uploads/2011/12/Image-93-1024x768.jpg>. Acesso 04 nov. 2014.