Texto base: Analise a charge que representa as ações da Ku Klux Klan nos Estados Unidos na década de 1920. Disponível em: <http://goo.gl/nZEr>. Acesso em: 19 out. 2013. A cena em perspectiva é da cidade de Ohio, em 4 de março de 1929 A Ku Klux Klan ficou conhecida desde o contexto da guerra de secessão nos Estados Unidos e ainda hoje encontra adeptos. No contexto da crise econômica norte-americana no início do século XX, essa organização continuava se desenvolvendo.
Enunciado:
O desenvolvimento da Ku Klux Klan esteve associado
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(EFOMM) O comprimento de onda da luz emitida por um laser é de 675 nm no ar, onde a velocidade de propagação de ondas eletromagnéticas é de 3,0 x 108 m/s.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que a velocidade de propagação e a frequência da luz emitida por esse laser, em um meio onde o comprimento de onda é 450 nm são, respectivamente
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(FUVEST 2016 1° FASE) A cobra-coral – Erythrolamprus aesculapii – tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca – Bothrops jararaca – tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira.
Essas serpentes
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Pela evolução do texto, no que se refere à linguagem empregada, percebe-se que a garota - Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
3. Texto base: Analise a imagem que mostra o ciclo de vida de um tipo de combustível. Disponível em: <http://goo.gl/c48uFf>. Acesso em: 21 out. 2015. (Adaptado)
Enunciado:
Esse tipo de combustível é considerado uma alternativa aos combustíveis fósseis por que
- Química
Trinta por cento da população mundial está acima do peso. A humanidade está perdendo a guerra contra a gordura. Mas e se existisse uma solução quase milagrosa para conter a onda de obesidade? Talvez exista. É o que revela o resultado de uma experiência realizada por cientistas americanos, que criaram uma bactéria capaz de impedir o ganho de peso. É uma versão mutante da Escherichia coli, uma bactéria que faz parte da nossa flora intestinal. Pesquisadores colocaram um gene a mais nesse micro-organismo e, graças a isso, ela passou a sintetizar N-acilfosfatidiletanolamina. Esse hormônio é normalmente produzido pelo corpo humano, e tem uma função simples: informar ao cérebro que a pessoa comeu o suficiente. Um grupo de ratos recebeu a “superbacteria”, misturada com água, e tinha alimentação à vontade, podendo comer o quanto quisessem. Mas, depois de oito semanas, os níveis de obesidade diminuíram. Os ratos não só não engordaram; eles haviam perdido peso. Tudo porque a bactéria mutante se instalou no organismo deles e começou a produzir o tal hormônio, reduzindo a vontade de comer em excesso. Depois que os ratos pararam de receber a bactéria modificada, o efeito durou mais quatro semanas e não houve efeitos colaterais. Agora, os pesquisadores querem testar a descoberta em seres humanos. Se ela funcionar, será possível criar uma bebida probiótica contendo a tal bactéria mutante - que as pessoas beberiam para emagrecer.
Fonte: Superinteressante, Edição 339, Nov. 2014, p. 10. “Bactéria transgênica impede a obesidade”. (Adaptado.)
Em relação às gorduras, considere as afirmativas abaixo.
I. As gorduras, à temperatura ambiente, podem ser sólidas ou líquidas, sendo constituídas apenas por ésteres de ácidos graxos insaturados.
II. O fato de a gordura ser uma substância de reserva torna-se ainda mais evidente em animais que vivem em situações ambientais extremas, como é o caso dos ursos que são obesos para poderem enfrentar longos períodos de hibernação.
III. A ação de limpeza de um sabão sobre a gordura das mãos deve-se à alta polaridade do grupo carboxilato, que o torna solúvel em água, e à baixa polaridade da cadeia carbônica, que o torna solúvel na gordura.
Das proposições acima,