Um laticínio possui dois reservatórios de leite. Cada reservatório é abastecido por uma torneira acoplada a um tanque resfriado. O volume, em litros, desses reservatórios depende da quantidade inicial de leite no reservatório e do tempo t, em horas, em que as duas torneiras ficam abertas. Os volumes dos reservatórios são dados pelas funções
V 1(t) = 250t 3 - 100t + 3000 e V 2(t) = 150t 3 + 69t + 3000.
Depois de aberta cada torneira, o volume de leite de um reservatório é igual ao do outro no instante t = 0 e, também, no tempo t igual a
Questões relacionadas
- Geografia | 8. Regionalização
(FGV) Desmatamento na Floresta Amazônica aumenta mais de 400%
Levantamento feito por uma ONG do Pará mostra que, no primeiro semestre de 2014, foram destruídos 2.898 km da floresta amazônica. Em junho, sumiram mais de 800 km de verde. No período de chuvas na Amazônia, fica mais difícil monitorar o desmatamento. Mesmo com o céu encoberto por muitas nuvens, os satélites revelaram que, em novembro de 2014, a destruição da floresta aumentou em 427% em relação a novembro de 2013.
Sobre as consequências do aumento do desmatamento na Amazônia, analise as afirmações a seguir.
I. A retirada da floresta repercute na dinâmica atmosférica, uma vez que diminui a umidade da massa equatorial continental (mEc), responsável pelo verão úmido da maior parte do país.
II. As queimadas devolvem à atmosfera o gás estufa (CO2) que, ao longo do tempo, é capturado pela floresta por meio da fotossíntese.
III. O desmatamento facilita a infiltração da água no solo, o que acelera a lixiviação e contribui para a decomposição da matéria orgânica depositada na superfície.
Está correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Leia a tira seguinte:
Fernando Gonsales. Níquel Náusea. Disponível em: https://medium.com/@pedogusto/a-cigarra-e-a-formiga-que-deram-errado-76bbb8e125fc. Acesso: 10 jul. 2019.
- Qual a classificação da palavra “mas” que aparece no primeiro quadrinho? Justifique.
- Explique o efeito de sentido empregado pela palavra “mas” na compreensão geral da tira.
- Química | 1.7 Gases
(UNINORTE) O volume de ar exalado na respiração é constituído, em geral, por 75,0% de nitrogênio, N2 (g), 16,0% de oxigênio, O2 (g), 4,0% de dióxido de carbono, CO2 (g), 4,0% de vapor d’água, H2O(g), 0,9% de argônio, Ar(g), e 0,1% de outros gases. Admitindo-se que esses gases se comportam como ideais e que uma amostra do ar exalado está armazenada em um cilindro metálico com capacidade para 10,0l, a pressão de 5,0atm e temperatura de 27°C, é correto afirmar:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Comparação de flora intestinal de crianças italianas e africanas indica que a dieta ocidental, pobre em fibras e rica em sacarose, pode aumentar o risco de problemas alérgicos, problemas inflamatórios e obesidade. Ao analisar dois grupos de crianças — europeias e africanas —, levando em consideração a dieta a que são submetidas, muitos apostariam que as do velho continente teriam uma alimentação mais saudável do que as africanas. Publicado na PNAS, um estudo mostrou que pode não ser bem assim. No Departamento de Farmacologia Pré-Clínica e Clínica da Universidade de Florença, pesquisadores compararam as bactérias intestinais de 14 crianças saudáveis da etnia mossi, do vilarejo de Boulpon, em Burkina Fasso, e de 15 crianças igualmente saudáveis de Florença, na Itália, ambos os grupos com faixa etária entre um e seis anos. A análise de amostras fecais mostrou que as crianças africanas — cuja dieta é predominantemente vegetariana, baseada em fibras, legumes e cereais — têm a flora intestinal mais rica em micro-organismos, que ajudam na digestão, e a presença menor daqueles associados à obesidade em adultos.
(ANTUNES, 2010).Mesmo que uma dieta alimentar forneça combustível em quantidade satisfatória, ela pode ser completamente inadequada no tocante às matérias-primas para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção dos mecanismos celular e metabólico. A respeito desse tema, pode-se inferir: - Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
Leia o texto a seguir e responda à questão.
We’re so well educated – but we’re useless
Record numbers of students have entered higher education in the past 10 years, but despite being the most educated generation in history, it seems that we’ve grown increasingly ignorant when it comes to basic life skills.
Looking back on my first weeks living in student halls, I consider myself lucky to still be alive. I have survived a couple of serious boiling egg incidents and numerous cases of food-poisoning, probably from dirty kitchen counters. Although some of my clothes have fallen victim to ironing experimentation, I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.
Educationist Sir Ken Robinson says that our current education system dislocates people from their natural talents and deprives us of what used to be passed from generation to generation – a working knowledge of basic life skills. Today’s graduates may have earned themselves distinctions in history, law or economics, but when it comes to simple things like putting up a shelf to hold all their academic books, or fixing a hole in their on-trend clothes, they have to call for help from a professional handyman or tailor.
Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills. We don’t grow our own crops, build our own houses, or make our own clothes anymore; we simply buy these things. Unable to create anything ourselves, what we have mastered instead is consumption.
Sociologist Saskia Sassen argues that the modern liberal state has created a middle class that isn’t able to “make” anymore. I suggest that we start with the immediate reintroduction of some of the most vital aspects of “domestic science” education. Instead of only maths, language and history, we should create an interactive learning environment in schools where craftsmanship and problem-solving are valued as highly as the ability to absorb and regurgitate information. We need to develop children into people that not only think for themselves, but are also able to act for themselves.
Adapted from http://www.guardian.co.uk/education/ mortarboard/2013/feb/25/well-educated-but-useless
In the sentence “I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.” (paragraph 2), the words missed out mean