Considere o gráfico abaixo, que representa a velocidade de um corpo em movimento retilíneo em função do tempo, e as afirmativas que seguem.
I. A aceleração do móvel é de 1,0 m/s2
II. A distância percorrida nos 10s é de 50m.
III. A velocidade varia uniformemente, e o móvel percorre 10m a cada segundo.
IV. A aceleração é constante, e a velocidade aumenta 10m/s a cada segundo.
São verdadeiras apenas as afirmativas
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(UNIME) A solubilidade de gases em líquidos aumenta com o aumento da pressão e, por isso, mergulhadores que trabalham em águas profundas devem se preocupar com a mistura gasosa que constitui os cilindros de ar comprimido utilizados no mergulho. O ar atmosférico absorvido na respiração, a pressão atmosférica de 1,0atm, tem, na sua composição em volume, aproximadamente, 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Mergulhadores que trabalham a uma profundidade de 30,5m são submetidos a uma pressão aproximada de 4,0atm e, nesse caso, a concentração nitrogênio no ar inspirado pode se tornar um problema porque, com o aumento da pressão, aumenta a solubilidade do nitrogênio no sangue, o que causa a narcose por N2(g), cujo efeito é parecido com o da embriaguez. Assim sendo, esses profissionais, algumas vezes, substituem o nitrogênio pelo hélio, He (g), que tem solubilidade muito mais baixa nos fluídos biológicos e não causa os mesmos efeitos do nitrogênio, no ar utilizado para encher os cilindros.
Considerando-se as informações do texto, em que um cilindro utilizado por mergulhadores contém uma mistura de 16% de oxigênio, 24% de hélio e 60% de nitrogênio, porcentagens em volume, e que os gases se comportam como ideais, é correto concluir:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.
Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas(CPS) Na alimentação humana, a preservação da saúde depende dos nutrientes utilizados pelo organismo, pois tanto os de origem vegetal quanto animal são importantes na obtenção de energia, na formação de novas células e na regulagem do metabolismo celular.
Considere que, após uma determinada refeição, com o processo digestivo totalmente realizado, verifi cou-se que as substâncias absorvidas pelo sistema digestório em maior quantidade foram os aminoácidos, que certamente foram obtidos dos alimentos que predominavam nessa refeição, tais como
Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de LeituraBilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)
Biologia | 11.5 Sistema NervosoNo que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I
Coluna II
1. Cerebelo
( ) Memória
2. Córtex
( ) Equilíbrio
3. Bulbo
( ) Emoções
4. Hipotálamo
( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é: