(IFCE) Com base nas Leis de Lavoisier e de Proust, determine os valores de a, b, c, d e e, respectivamente, observando os experimentos realizados para a reação a seguir.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Mestre e companheiro, disse eu que nos íamos despedir. Mas disse mal. A morte não extingue: transforma; não aniquila: renova; não divorcia: aproxima. Um dia supuseste “morta e separada” a consorte dos teus sonhos e das tuas agonias, que te soubera “pôr um mundo inteiro no recanto” do teu ninho; e, todavia, nunca ela te esteve mais presente, no íntimo de ti mesmo e na expressão do teu canto, no fundo do teu ser
e na face de tuas ações. Esses catorze versos inimitáveis, em que o enlevo dos teus discípulos resume o valor de toda uma literatura, eram a aliança de ouro do teu segundo noivado, um anel de outras núpcias, para a vida nova do teu renascimento e da tua glorificação, com a sócia sem nódoa dos teus anos de mocidade e madureza, da florescência e frutificação de tua alma. Para os eleitos do mundo das ideias a miséria está na decadência, e não na morte. A nobreza de uma nos preserva das ruínas da outra. Quando eles atravessavam essa passagem do invisível, que os conduz à região da verdade sem mescla, então é que entramos a sentir o começo do seu reino, o reino dos mortos sobre os vivos.
BARBOSA, R. O adeus da Academia a Machado de Assis. Rio de Janeiro: Agir, 1962.
Esse é um trecho do discurso de Rui Barbosa na Academia Brasileira de Letras em homenagem a Machado de Assis por ocasião de sua morte. Uma das características desse discurso de homenagem é a presença de:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
Na figura a seguir, os conjuntos A, B, C e D estão representados por 4 quadrados que se interceptam.
Dessa forma, a região hachurada pode ser representada por
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
MARIA DIAMBA
Para não apanhar mais falou que sabia fazer bolos: virou cozinheira. Foi outras coisas para que não tinha jeito. Não falou mais: Viram que sabia fazer tudo, até molecas para a Casa-Grande. Depois falou só, só diante da ventania que ainda vem do Sudão; falou que queria fugir dos senhores e das judiarias deste mundo para o sumidouro.
LIMA, J. Poemas negros. Rio de Janeiro: Record, 2007.
O poema de Jorge de Lima sintetiza o percurso de vida de Maria Diamba e sua reação ao sistema opressivo da escravidão. A resistência dessa figura feminina é assinalada no texto pela relação que se faz entre:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UEFS) A medida do volume de um reservatório foi determinada como sendo 2,5 m³.
Considerando-se os algarismos significativos da medida, a alternativa que tem a representação correta desse volume, em litros, é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Texto base: Leia um trecho da biografia de um de nossos mais célebres poetas para responder à questão. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro. Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil. Disponível em:www.obrascompletas.com.br. Acesso em: 30/12/2012
Enunciado:
Na biografia de Drummond, há um trecho que afirma que o poeta, por sofrer de insubordinação mental, teria sido expulso do colégio. Supondo a disciplina rigorosa do Colégio Anchieta, administrado por padres jesuítas, redija um breve texto, comentando o possível significado de ser “insubordinado mentalmente” e a expulsão de Drummond daquele colégio.