Texto base: .
Enunciado:
Converse com os alunos sobre essa idéia dos museus não se restringirem aos ambientes fechados, e principalmente os museus de arte contemporânea oferecerem espaços ao ar livre para obras de arte. Pergunte se eles conhecem algum museu que possui obras de arte ao ar livre, assim como são expostas muitas vezes em praças públicas. Abra uma roda de discussão sobre o assunto e proponha que realizem pesquisa sobre o Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, no estado de Minas Gerais.
Inhotim
Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.
Arte Contemporânea
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
Jardim Botânico
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.
Inclusão e Cidadania
O Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos. Importante interlocução também tem sido estabelecida com os empresários da região para o incremento de suas atividades econômicas, além de diversos projetos em parceria com o poder público local.
http://www.inhotim.org.br/
Peça aos alunos que pesquisem sobre o Museu Inhotim em livros, revistas, jornais e internet e abra um espaço para compartilharem as informações descobertas. Escolha algumas obras do Inhotim para discutirem, como por exemplo, a de Jarbas Lopes, intitulada “Troca-troca”, e as curiosidades que possam haver em torno das obras escolhidas. No caso da obra “Troca-troca”, em cada fusquinha existe uma frase que pode ser lida de trás para frente igualmente: É nobreza fazer boné, E o bolero borel oboé, Zé Deserto, três é dez.
Troca-troca, Jarbas Lopes
Depois de feito o trabalho de pesquisa e troca das mesmas, proponha aos alunos criarem algumas pequenas obras de arte contemporânea, podendo usar materiais diversos, como caixinhas, tintas, papéis, embalagens, etc. Depois das peças prontas, escolha um espaço da escola que possua jardim e monte junto com a turma um mini museu de arte contemporânea.