Explicaê

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Materiais necessários

 

  • “Modelo” de um trabalho interativo, criado pelo professor, para trabalho em sala.
  • Materiais necessários para confecção de placas de sinalização com: cartolinas, pincel atômico, fita adesiva e etc.
  • Materiais necessários aos grupos para a realização do trabalho de instalação interativa de cada um: tecidos, barbante, pedras, pedaços de papelão, pedaços de madeira, mobiliário da escola, corda, e outros, que os próprios alunos também podem providenciar.
  • Outros materiais como tesoura, martelo, cola quente, máquina e refil, cola branca, fitas adesivas, alfinetes e etc.
  • Reserva dos locais na escola com antecedência.

     

Procedimentos  

1. Os alunos já tiveram contato com obras e artistas que fazem trabalhos interativos. Solicitar que os alunos façam mais pesquisas sobre instalações que utilizam materiais que permitem a interação do público com a obra.  

2. Peça aos alunos que durante a pesquisa, pensem em como poderiam, utilizando materiais disponíveis na natureza ou em suas casas e na escola, montar uma instalação onde o público pudesse estar em contato direto com os materiais utilizados por eles.  

3. Faça com antecedência uma montagem com a releitura de uma das obras de Lygia Clark, sugeridas em anexo, para que na aula de discussão sobre a montagem dos trabalhos, os alunos possam vivenciar uma obra interativa.  

4. Prepare a escola para receber a exposição de seus alunos. Organize um espaço satisfatório ou vários locais onde os grupos poderão montar seus trabalhos. Ajude-os a sinalizar os locais e montar um “mapa” de visitação para orientação dos visitantes.  

5. Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interagir com a obra e que, portanto deve ser bem planejada e bem feita.  

6. Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem.  

7. Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da exposição durante o horário da aula de artes.  

8. Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários e procedimentos dos visitantes. Se possível, filme partes das visitações para que todos possam ver como foi a reação do público.  

9. Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação.  

10. Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte interativa, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.   

   

Obras de Lygia Clark como sugestão em anexo.  

   

  Imagem  

  Bichos – Lygia Clark – Disponível em: <http://andancasedevaneios.com/2014/09/15/sabado-cultural-exposicao-artevida-feira-da-praca-xv-ocupacao-zuzu-angel/>. Acesso em 24 jan. 2016.  

   

  Imagem  

  Superfície modulada nº 9 – Lygia Clark – Disponível em: <http://gabineted.blogspot.com.br/2014/05/lygia-clark-o-abandono-da-arte-1948-1988.html>. Acesso em 24 jan. 2016.